05/01/2024 às 13:08, atualizado em 05/01/2024 às 18:20

GDF notifica consórcio responsável pelas obras do Viaduto do Sudoeste

Governadora em exercício Celina Leão visitou o complexo viário nesta sexta (5). Com engenheiros do grupo, gestora traçou plano de ação para resolver problemas causados pela chuva

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O Consórcio Viaduto Epig, responsável pela construção do complexo viário da Estrada Parque Indústrias Gráficas, foi notificado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), na última terça-feira (2). A intimação foi motivada por algumas rachaduras na via que passa por debaixo do elevado, ligando o Sudoeste ao Parque da Cidade. As empresas que compõem o grupo, Eterc Engenharia e Principal Construções, aguardam uma trégua das chuvas para fazer os reparos necessários.

Na manhã desta sexta-feira (5), a governadora em exercício Celina Leão visitou o Viaduto do Sudoeste para conferir de perto a situação da pista. “Essa é uma obra da qual temos muito orgulho. E realmente causa estranheza ela apresentar qualquer tipo de problema nesses meses iniciais”, pontuou a gestora. “Por isso, o consórcio foi notificado. As empresas já estiveram aqui e verificaram que não existem danos estruturais. As rachaduras são superficiais e precisam de cinco dias para serem consertadas”.

Para garantir a segurança dos usuários da via, o GDF sinalizou o local e interditou os trechos danificados | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

As fendas no asfalto foram provocadas por uma acomodação da terra, que absorveu muita água com as intensas chuvas que caíram nos últimos dias. “Isso aconteceu porque, provavelmente, houve alguma falha de compactação nas camadas inferiores do solo na área das calçadas”, afirmou a secretária-executiva de Obras do Distrito Federal, Janaína Chagas. “O passeio cedeu levemente e fez com que a pista perdesse o apoio lateral, o que provocou rachaduras e fissuras no asfalto”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para garantir a segurança dos usuários da via, o GDF sinalizou o local e interditou os trechos danificados. “As empresas responsáveis pela obra estão prontas para executar os reparos, com disponibilização de maquinário e mão de obra”, garantiu Janaína. “No entanto, serviços de manutenção em pavimento asfáltico exigem tempo seco, sem chuva, de modo que precisaremos aguardar um período de estiagem”.

O Viaduto do Sudoeste foi inaugurado em 21 de outubro de 2023. A liberação do elevado, batizado oficialmente com o nome do engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, tem beneficiado mais de 25 mil motoristas que transitam pela região diariamente. Foram investidos R$ 24,6 milhões na construção da obra viária, montante financiado pela Caixa Econômica Federal.?

05/01/2024 - GDF notifica consórcio responsável pelas obras do Viaduto do Sudoeste