10/01/2024 às 12:12

Diretoria é criada para impulsionar setor de games e e-sports

Iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer busca reconhecimento e fortalecimento do cenário de esportes eletrônicos na região

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Os esportes eletrônicos do DF ganharam uma diretoria exclusiva para atender as demandas do setor. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) implementou uma área dedicada aos games e aos e-sports. A Diretoria de Games e E-sports de Brasília responderá à Subsecretaria de Projetos e Eventos de Modalidades Esportivas da SEL. Essa iniciativa coloca a capital federal como a segunda do país a instituir uma pasta dedicada exclusivamente aos esportes eletrônicos, acompanhando uma tendência que ganha espaço em diversas regiões do Brasil.

O Dia do Esporte Eletrônico foi incluído no calendário oficial do DF, sendo comemorado em 27 de junho | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na avaliação do secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, “a medida representa um passo significativo para reconhecer e impulsionar esse setor, e não apenas incentivar a prática, mas também consolidar o Distrito Federal como um polo relevante no mapa dos e-sports brasileiros”, destaca.

Paralelamente à criação da diretoria, o Governo do Distrito Federal sancionou a Lei 7.390/2024 que aprova a inclusão de jogos eletrônicos na Lei Geral do Esporte na quarta-feira, dia 9, reconhecendo o e-sports como modalidade esportiva no DF . “A medida, agora oficializada pelo Diário Oficial, demonstra o compromisso do governo em fomentar o desenvolvimento e reconhecimento dos e-sports no DF’, reforça o secretário.

[Olho texto=”“A medida representa um passo significativo para reconhecer e impulsionar esse setor”” assinatura=”Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da criação da diretoria, o Governo do Distrito Federal tem apoiado diversos eventos relacionados aos esportes eletrônicos, promovendo o engajamento da comunidade gamer local e proporcionando oportunidades para atletas e equipes se destacarem nacionalmente e internacionalmente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O diretor de Games e E-sports da SEL, David Leonardo, explica que a diretoria tem como objetivo incentivar atividades esportivas e projetos que envolvam jogos eletrônicos em diferentes níveis. “A Secretaria de Esporte e Lazer é pioneira no Brasil em reconhecer os e-sports como uma modalidade esportiva e se compromete a fornecer conhecimentos especializados em jogos eletrônicos para o Governo do Distrito Federal e suas secretarias” afirmou.

A lei sancionada também inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o Dia do Esporte Eletrônico, a ser comemorado anualmente no dia 27 de junho.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer