11/01/2024 às 18:43

Ajuste no desvio de trânsito da EPTG a partir desta sexta (12)

O acesso à faixa mais à direita destinada exclusivamente ao transporte coletivo vai mudar de lugar; medida visa dar mais fluidez ao trânsito

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O desvio de trânsito implantado na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) será ajustado para melhorar a fluidez do trânsito na região. O acesso à faixa mais à direita destinada exclusivamente ao transporte coletivo vai mudar de lugar. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (11) entre as secretarias de Obras e de Mobilidade, DER e o consórcio responsável pela obra.

Arte: Secretaria de Obras do DF

A partir desta sexta (12), os ônibus devem seguir pela faixa exclusiva existente (à esquerda) e acessar a faixa mais à direita 100 metros após ultrapassar o início da faixa reversa (sinalização em vermelho na imagem).

Para os veículos leves, a dinâmica segue a mesma. O motorista que se desloca no sentido Eixo Monumental pode acessar a faixa reversa ou a via marginal. Já o motorista que se desloca para o Setor Policial Sul deve acessar obrigatoriamente a via marginal (sinalização em verde na imagem).

“Após o pico da manhã, adotamos essa medida e vimos que funcionou. Com esse ajuste, os ônibus não vão mais precisar cruzar toda a via (da esquerda para direita). Isso garante mais fluidez ao trânsito e minimiza o risco de acidentes”, explica Janaína Chagas, secretária executiva de obras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O agente de trânsito do DER Estevão Timo destaca que as equipes de fiscalização de trânsito estarão no local. “Além da equipe de campo, deverá ser implantada sinalização orientativa com cones e painéis móveis. Lembrando que o uso da faixa reversa é exclusivo para carros e motos. Ônibus e caminhões estão impedidos de acessá-la”, diz.

Segundo Márcio Antônio, subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade, “agentes de campo da pasta também estarão no local para orientar motoristas e passageiros do transporte coletivo.”

*Com informações da Secretaria de Obras do DF