16/01/2024 às 18:27

DF investe mais de R$ 3,5 milhões em manutenção de sistemas de drenagem

Em 2023, um dos principais destaques foi a desobstrução de mais de 31 mil redes pluviais. Entre as ações, também estão limpeza de bocas de lobo e reparos em poços de visita

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

As melhorias na infraestrutura de águas pluviais são fundamentais para garantir a sustentabilidade e a segurança do Distrito Federal, especialmente em um cenário de crescentes desafios ambientais. Com um investimento total de R$ 3.588.636,77, durante o ano de 2023, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) desempenhou um papel importante na melhoria e manutenção das estruturas de drenagem.

Um dos principais destaques foi a desobstrução de 31.372 redes pluviais, medida fundamental para prevenir alagamentos e garantir o escoamento adequado das águas da chuva. Além disso, foram realizadas 255 reconstruções e 461 novas construções na rede de águas pluviais, ampliando a capacidade do sistema e reduzindo significativamente os riscos de inundações em áreas críticas.

Ações do GDF demonstram preocupação com o meio ambiente | Fotos: Divulgação/ Novacap

No que diz respeito às bocas de lobo, fundamentais para a captação da água da chuva, a Novacap garantiu a limpeza de 9.949 unidades, além de 2.591 reparações, 97 reconstruções e 52 novas construções. Essas ações são vitais para a manutenção da eficiência do sistema de drenagem, especialmente durante períodos de chuvas intensas, quando o acúmulo de detritos pode levar a bloqueios e consequentes inundações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Outro aspecto importante do trabalho realizado pela Novacap foi a manutenção dos poços de visita, com 1.387 limpezas, 886 reparos, 20 reconstruções e 28 novas construções. Estas estruturas são essenciais para a inspeção e manutenção da rede de drenagem, assegurando seu funcionamento eficaz e prevenindo problemas que poderiam afetar a vida urbana.

“O objetivo é sempre melhorar a eficiência de milhares de redes pluviais, bocas de lobo e poços de visita. A Novacap continuará a priorizar e a investir em infraestrutura sustentável”, ressaltou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

*Com informações da Novacap