16/01/2024 às 13:02

Inscrições abertas para seleção de 891 preceptores na área da saúde

Processo seletivo é coordenado pela Fepecs; profissionais serão responsáveis por acompanhar os residentes durante a parte prática nas unidades hospitalares do DF

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Para garantir o bom andamento das atividades fora das salas de aula dos alunos de graduação em áreas da saúde, o Governo do Distrito Federal (GDF) abriu mais um processo seletivo de preceptores. As inscrições estão abertas até 5 de fevereiro e a previsão é contratar 891 profissionais de diversas especialidades em diferentes regiões do DF. As atividades devem começar em 1º de março.

“O preceptor é um servidor da Secretaria de Saúde que acompanha os residentes durante a prática. A residência acontece apenas se houver um preceptor, porque o residente só pode fazer o treinamento se estiver acompanhado por um profissional da área. Há disponibilidade para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e outras especialidades”, afirmou o gerente de residências e especialização em extensão da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Sergio Marques.

As inscrições estão abertas até 5 de fevereiro e a previsão é contratar 891 profissionais de diversas especialidades em diferentes regiões do DF | Foto: Arquivo/Agência Saúde-DF

O preceptor atuará como educador, que cuida da saúde da população e também tem o compromisso da formação em saúde. Responsável por ensinar tanto a prática como a teoria aos residentes nos cenários de ensino assistenciais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o profissional supervisionará os residentes que estão em treinamento nos programas de residência, com o objetivo de formar especialistas capacitados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os selecionados serão responsáveis pelas atribuições até fevereiro de 2027 e contarão com uma gratificação que varia de R$ 1.370,60 a R$ 2.729,10. Os resultados estão previstos para serem publicados em 19 de fevereiro.