17/01/2024 às 18:51, atualizado em 17/01/2024 às 20:38

Sancionada a Política Distrital do Hidrogênio Verde

O texto publicado no DODF desta quarta-feira (17) tem o objetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono e ampliar a matriz energética no Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“O avanço da utilização do hidrogênio verde representa um marco crucial na nossa jornada em direção à descarbonização e promoção da sustentabilidade”” assinatura=”Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (17) a Lei nº 7.404/2024, que institui a Política Distrital do Hidrogênio Verde. O texto sancionado pelo governador Ibaneis Rocha tem o objetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono e ampliar a matriz energética no Distrito Federal. O elemento químico é uma fonte de energia limpa, que apresenta vantagens significativas para a descarbonização de atividades como transporte.

Para o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, a Política Distrital do Hidrogênio Verde se alinha aos compromissos ambientais e molda um futuro mais saudável para as próximas gerações. “O avanço da utilização do hidrogênio verde representa um marco crucial na nossa jornada em direção à descarbonização e promoção da sustentabilidade”, comentou.

A lei entrou em vigor na data de sua publicação, no entanto ainda precisa ser regulamentada pelo Poder Executivo, que estabelecerá também a forma de monitoramento e avaliação da política pública instituída. Dentre outros objetivos específicos desta normativa, constam o estímulo ao uso do hidrogênio verde, a redução das emissões de dióxido de carbono pelo setor de transportes e o enfrentamento das mudanças do clima.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O que é o hidrogênio verde?

O hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise da água, utilizando eletricidade gerada por fontes renováveis, como a solar, a eólica e a hidrelétrica. Diferentemente de outras formas de hidrogênio, sua produção não emite gases de efeito estufa, tornando-o uma opção ambientalmente sustentável.

*Com informações da Sema-DF