20/01/2024 às 09:11, atualizado em 22/01/2024 às 08:25

Estrutural terá desvio para ajustes na pista a partir desta segunda (22)

Serviço será feito pelas equipes entre 20h30 e 5h. Confira como vai funcionar o desvio

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

A partir desta segunda-feira (22), a Estrada Parque Ceilândia (DF-095), mais conhecida como Via Estrutural, terá o trânsito parcialmente desviado na pista norte do sentido Plano Piloto-Taguatinga, das 20h30 às 5h. O desvio será feito todos os dias nos mesmos horários noturnos até a segunda quinzena de fevereiro.

Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) farão ajustes para o conforto do usuário no trecho que fica entre o Pistão Norte (DF-001) e o Córrego Vicente Pires, antes da DF-087), no horário mais tardio.

Segundo o DER, o desvio de trânsito é necessário para o trabalho de microfresagem, que visa dar maior conforto aos usuários da via com a eliminação de qualquer desnível na pista | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

A mesma intervenção na superfície de concreto já foi feita na pista sul, no mesmo trecho. Além disso, a via estrutural também receberá reformas nas baias de ônibus. A Estrutural foi totalmente refeita em concreto pelo Governo do Distrito Federal (GDF), obra que foi entregue no dia 15 de janeiro de 2023 após investimento de R$ 80 milhões.

“Esse desvio e para o trabalho de microfresagem é um trabalho para dar maior conforto aos usuários da via e eliminar por completo qualquer desnível na pista, com os ajustes diminuíram possíveis trepidações no asfalto, dando um melhor conforto e qualidade para o trânsito local e usuários”, reforça Cristiano Cavalcante, da superintendência de Obras do DER.

No início e no fim do trecho, de quatro quilômetros, haverá bloqueios garantindo rotas alternativas para o condutor. Quem vai no sentido Plano Piloto pode pegar a marginal de Vicente Pires. Já quem pega sentido Taguatinga, na pista norte, será redirecionado para a pista sul.

Quem vai de Brasília para Taguatinga será direcionado para a pista Sul e, no sentido contrário, de Taguatinga para Brasília, o trânsito será desviado para a marginal de Vicente Pires | Arte: Agência Brasília

O desvio já é conhecido por alguns usuários da via. De acordo com o diretor do 3º Distrito Rodoviário do Departamento de Estradas e Rodagem, Jarbas Silva, não haverá impacto no trânsito – principalmente pelo trabalho ser feito durante a madrugada.