20/01/2024 às 13:57, atualizado em 20/01/2024 às 14:06

Reforma transforma quadra em campo sintético na Fercal

Espaço antes de concreto na comunidade Rua do Mato recebeu gramado artificial, alambrado novo e iluminação com lâmpadas LED. Local já caiu no gosto da criançada

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Faça chuva, faça sol, sempre tem gente brincando ou jogando bola no campo sintético da comunidade da Rua do Mato, na Fercal. É o que conta o estudante Johnn dos Anjos, 22 anos: “Toda hora tem gente aqui, não importa o horário ou o clima. Ainda mais agora que é época de férias, tem criança todo dia e, às 19h, vem o pessoal mais velho jogar futebol depois do trabalho”, conta o morador do bairro.

Houve a instalação do gramado e de traves com rede, melhorias no muro de contenção, substituição do alambrado, implementação de acessibilidade, modernização da iluminação com lâmpadas LED e pintura | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O espaço de lazer e desporto foi reformado pela Administração Regional da Fercal com aporte de R$ 206.857,45, proveniente de emenda parlamentar do deputado Eduardo Pedrosa. O local era uma quadra esportiva e acumulava problemas. “Tinha rachaduras e buracos no solo de concreto, e o alambrado e o muro de contenção da vegetação estavam deteriorados”, relata o administrador regional interino, Allan Souza.

Agora, a comunidade pode contar com um campo de grama sintética novinho em folha. Houve a instalação do gramado e de traves com rede, melhorias no muro de contenção, substituição do alambrado, implementação de acessibilidade, modernização da iluminação com lâmpadas LED e pintura. A área total é de 583,20 m².

“A quadra estava praticamente abandonada, era muito buraco e o pessoal não vinha”, relata o líder comunitário Erasmo dos Anjos, 70. “Com a reforma, o campo vive cheio de crianças, é brincadeira o dia todo. E os projetos sociais que usam o espaço voltarão em breve. Isso tudo é muito importante para nós, foi uma grande conquista”, completa ele.

[Olho texto=”O espaço de lazer e desporto foi reformado pela Administração Regional da Fercal com aporte de R$ 206.857,45, proveniente de emenda parlamentar” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Infraestrutura

Outra obra que impactou a rotina dos moradores da Rua do Mato foi a pavimentação de uma das principais entradas para a comunidade. Os blocos foram doados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF); e o pó de brita utilizado na instalação foi cedido por uma empresa cimentícia da região. A execução do serviço ficou com os servidores da Administração Regional da Fercal e do programa GDF Presente, com o apoio de reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF).

No mesmo bairro, em outubro, ocorreu a implantação de calhas e a ampliação das caixas coletoras pluviais para auxiliar a drenagem da água das chuvas, evitando alagamentos e erosões. A ação foi executada na Chácara 9 em um trecho de 22 metros, com uso de 17 calhas, para beneficiar cerca de 400 moradores.

20/01/2024 - Reforma transforma quadra em campo sintético na Fercal