23/01/2024 às 16:04

Mais de 800 servidores da Educação tomam posse

Aprovados no último concurso, realizado em 2022, devem assumir os postos de trabalho em fevereiro. Carreiras contempladas foram de assistência e magistério e de política pública e gestão educacional (PPGE)

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A menos de um mês para a volta às aulas, a rede pública de ensino do Distrito Federal ganha um reforço no quadro de professores. Tomaram posse, nesta terça-feira (23), 812 novos servidores efetivos das carreiras de assistência e magistério e de política pública e gestão educacional (PPGE). Os profissionais foram aprovados no último concurso para a Secretaria de Educação (SEE-DF), realizado em junho de 2022. A previsão é que eles estejam nos postos de trabalho em 19 de fevereiro.

“Quero saudar meus novos colegas de casa e dizer que estou muito feliz por mais essa conquista, pois o que estamos vivenciando hoje é a idealização de um sonho. Ao longo da caminhada deste concurso, enfrentamos muitos desafios; foram várias reuniões para que fosse cancelado, mas vencemos a batalha, e vocês estão aqui hoje para celebrar conosco. Parabéns a todos, sejam bem-vindos”, parabenizou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Foram empossados servidores efetivos das carreiras de assistência e magistério e de política pública e gestão educacional | Fotos: Jotta Casttro/ SEE-DF

A subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar, avaliou os próximos passos dos novos servidores. “Hoje é um dia de festa, a SEE-DF está dando posse para esses servidores com as informações importantes sobre a posse eletrônica e a escolha das regionais de ensino onde eles deverão atuar. Após isso, em fevereiro, eles começam a se preparar com curso de formação para entender o escopo do órgão e como funcionam todas as suas áreas para além das escolas”, disse.

Carolina Dias Lima Souza, 25 anos, estava ansiosa pela posse e falou sobre os desafios encontrados até a sonhada aprovação. “Estou muito feliz por essa conquista tão significativa, pois sou uma pessoa com deficiência visual, não fiz cursinho específico para passar no concurso e reconheço que o meu esforço valeu muito. Todas as questões a que eu respondi foram baseadas nas aulas que tive na universidade. Eu estudava com meu leitor de tela sobre as questões e me dediquei ao máximo até o dia da prova”, lembra.

Carolina Dias Lima Souza quer levar para os alunos a experiência de ter uma educação de excelência na rede pública de ensino

Formada em licenciatura em música pela Universidade de Brasília (UnB), a nova servidora da SEE-DF conta que sempre estudou em escola pública e acredita no potencial dos professores. Ela afirma, ainda, estar ansiosa para começar a nova jornada de trabalho e promete fazer o melhor pelos seus futuros alunos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A educação pública foi importante na minha vida. Vivenciei vários desafios e acreditei nos meus professores. Por isso, quero ser também uma professora exemplar, mudar a vida dos meus alunos e dar o meu melhor dentro da sala de aula”, finaliza.

A pedagoga Lorrane Moreira Alves, 30, foi professora temporária na SEE-DF durante quatro anos e sempre teve um sonho: ser professora efetiva da pasta. “Foram quatro anos de estudos para estar .aqui e minhas expectativas são as melhores. Quero contribuir para essa secretaria tão importante com os meus alunos e contribuir para uma educação de qualidade”, declara.

*Com informações da Secretaria de Educação