29/01/2024 às 18:13

Colaboradores do HRSM participam de ação do Janeiro Branco

Objetivo é cuidar da saúde mental dos profissionais e ofertar atividades de bem-estar com terapias de relaxamento

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Nesta segunda-feira (29) foi a vez dos colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participarem das iniciativas de cuidado integral do Janeiro Branco. A ação, que ocorreu ao longo do mês nas unidades do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), tem como foco a promoção da saúde mental, o autocuidado e o bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho.

As atividades foram promovidas pelo Projeto Acolher em parceria com o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (Nuvid), reforçando o compromisso conjunto em promover o bem-estar de todos os colaboradores que atuam nas unidades do IgesDF.

“Janeiro Branco é um mês muito importante para o Projeto Acolher, que inicialmente foi desenvolvido apenas para cuidados com a saúde mental. Porém, após percebermos que o colaborador precisa ser cuidado por inteiro, entendemos a necessidade de trazer outras especialidades para melhor cuidado dos nossos trabalhadores”, explica a coordenadora do Projeto Acolher e chefe do Nuvid, Amanda Nataliane.

Segundo ela, o objetivo é nutrir não só a mente, mas o corpo todo. Por isso, foram realizadas oficinas de estimulação e terapias de relaxamento. Amanda destaca que o bem-estar do profissional impacta diretamente nos atendimentos voltados à população.

De acordo com a coordenadora do Projeto Acolher e chefe do Nuvid, Amanda Nataliane, o bem-estar do profissional impacta diretamente nos atendimentos voltados à população | Foto: Jurana Lopes/IgesDF

Entre as atividades oferecidas, destacam-se a oficina de estimulação cognitiva, bate-papos com psicólogo e nutricionista sobre saúde mental e práticas de alimentação saudável, e um espaço aberto e acolhedor para diálogo.

Também ocorreram terapias de relaxamento, como acupuntura, reflexologia podal, auriculoterapia e ventosaterapia. Essas práticas terapêuticas proporcionam uma abordagem holística para o bem-estar e foram realizadas pelas voluntárias Carla Paes (ventosaterapia e auriculoterapia) e Ana Vilela (reflexologia podal).

A recepcionista do HRSM Stephane Lorena Silva fez estimulação cognitiva e acupuntura e gostou muito do relaxamento que obteve no ambiente de trabalho. “Ações como esta deveriam ocorrer frequentemente, porque se a mente da gente não está bem, nada flui. A saúde mental e o nosso bem-estar são essenciais para trabalhar bem. Eu adorei participar”, afirma.

*Com informações do IgesDF