29/01/2024 às 13:43, atualizado em 29/01/2024 às 19:13

Militares do Exército iniciam ações de combate à dengue no DF

Treinados pelo GDF, 200 integrantes das Forças Armadas ajudarão nas operações diárias de eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença; outros 30 soldados vão colaborar na assistência aos pacientes infectados e 20 reforçam a aplicação de fumacê

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O combate à dengue na capital do país agora tem reforço do Exército Brasileiro. Nesta segunda-feira (29), o Governo do Distrito Federal (GDF) treinou 200 militares para agir em campo na luta contra o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença. Outros 20 soldados foram capacitados para dirigir os veículos responsáveis pela aplicação de ultrabaixo volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, e 30 ajudarão no atendimento a pacientes infectados.

O GDF treinou, nesta segunda (29), 200 militares que vão reforçar o combate à dengue em todas as regiões administrativas do DF | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O treinamento foi realizado na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). Para os militares que vão atuar como agente de vigilância ambiental em Saúde (AVA), visitando casas em busca de focos de transmissão da dengue, a capacitação durou um dia – nesta quarta (31), eles já iniciam suas atividades em Ceilândia e em Samambaia, cidades onde há uma grande concentração de casos da doença.

“Os motoristas do fumacê terão dois dias a mais de treinamento, para que possam conhecer a fundo o equipamento e a maneira correta de fazer a pulverização, além de aprender a usar adequadamente os equipamentos de proteção individual necessários para aqueles que vão lidar com o inseticida”, explica o diretor de Vigilância Ambiental em Saúde, Jadir Costa Filho. “Na próxima quinta-feira, eles começam a atuar em todo o DF.”

Segundo o diretor de Vigilância Ambiental em Saúde, Jadir Costa Filho, os motoristas do fumacê terão mais dias de treinamento e começam a atuar na próxima quinta

Atualmente, a capital federal conta com aproximadamente 750 agentes empenhados em exterminar os focos de Aedes aegypti de todas as suas 35 regiões administrativas. Diante da alta dos casos de dengue, no entanto, a união de esforços entre GDF e Exército Brasileiro se fez mais uma vez necessária – nos primeiros 25 dias do ano, o Distrito Federal somou 16.570 casos notificados da doença.

“Essa não é a primeira vez que atuamos junto ao governo no combate à dengue. Em 2019 e 2021, também fomos convocados para ajudar no controle da doença”, aponta o tenente-coronel Osmar Rodrigues Junior, chefe da comunicação social do Comando Militar do Planalto. “Além de ajudar na prevenção, cedemos duas ambulâncias e 24 camas, para serem usadas nas tendas de acolhimento aos pacientes que estão espalhadas pelo DF.”

Apoio no atendimento

As equipes que atuarão nas ambulâncias, compostas por motorista, padioleiro e técnico de enfermagem, também são formadas por militares. Nesta segunda, 30 deles passaram por uma capacitação oferecida pelo GDF para lidar com pacientes infectados pelo mosquito da dengue. O treinamento ocorreu pela manhã; e, já no período da tarde, o reforço entrou em ação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), as duas ambulâncias vão atender as regiões de saúde Oeste (Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia) e Sudoeste (Samambaia e Recanto das Emas). Os veículos vão suprir as necessidades de cinco tendas de acolhimento a pacientes, montadas para reforçar o atendimento oferecido em postos de saúde e hospitais de áreas críticas.

“É importante lembrar que também ampliamos o atendimento em cinco UBSs [unidades básicas de saúde]. Agora, a UBS 1 do Guará, a UBS 1 do Núcleo Bandeirante, a UBS 1 do Riacho Fundo, a UBS 1 do Riacho Fundo II e a UBS 2 de Ceilândia estão funcionando aos sábados e domingos”, informa o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES-DF, Luciano Moresco Agrizzi.

Outras 52 UBSs têm oferecido atendimento aos sábados, e 11 delas estenderam o horário de funcionamento, passando a receber pacientes até as 22h. Confira no site da SES-DF a localização e o expediente de cada uma das unidades básicas de saúde.

29/01/2024 - Militares do Exército iniciam ações de combate à dengue no DF