02/02/2024 às 18:07, atualizado em 02/02/2024 às 18:27

Ação educativa simula o perigo de misturar álcool e direção

Com uso de óculos especiais de realidade virtual, motoristas puderam perceber, na prática, os efeitos de dirigir embriagado

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Com a proximidade do Carnaval, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou uma série de campanhas educativas para alertar a população sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. O ponto de partida das ações de conscientização ocorreu nesta sexta-feira (2), no shopping Venâncio, na Asa Sul.

Na ocasião, motoristas receberam materiais informativos, destacando estatísticas e consequências legais relacionadas à condução sob efeito de álcool. Além disso, os condutores tiveram a oportunidade de simular uma embriaguez ao volante em um circuito interativo.

O objetivo da ação do Detran é levar a ação educativa aos shoppings e os blocos de rua do Carnaval | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Para isso, foram utilizados óculos especiais que reduzem o estado de alerta e a visão periférica do usuário, além de alterar a percepção de profundidade e distância. Uma das participantes que testou o equipamento foi a consultora financeira Raiany Gusmão, de 27 anos. “Foi uma experiência incrível, a gente consegue perceber como está a percepção da pessoa alcoolizada no trânsito. É uma dinâmica muito interessante”, avaliou.

O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, Miguel Videl, afirmou que a embriaguez ao volante segue sendo “uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil. A gente trabalha sempre com a prevenção. Esse trabalho que estamos fazendo tem um efeito maior na conscientização dos motoristas sobre a importância da direção defensiva”, explicou.

Lucas Mota aconselha: “Chame um motorista por aplicativo ou volte para a casa com alguém que não tenha bebido. Com certeza, a volta será mais segura”

Segundo o servidor, o objetivo é levar a ação educativa aos blocos de rua do Carnaval. “Vamos realizar várias ações educativas voltadas para a questão do álcool e direção, blitzes educativas sobre os cuidados e riscos de beber e dirigir. Estaremos em vários blocos, inclusive nos infantis, com teatro e mímica”, detalhou.

Infração gravíssima

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool estão sujeitos a penalidades rigorosas. A multa para quem comete essa infração gravíssima é de R$ 2.934,70, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em casos mais graves, nos quais é constatado um índice de alcoolemia superior ao permitido por lei, o motorista pode ainda ser conduzido à delegacia, sendo enquadrado criminalmente, resultando em detenção. As penalidades previstas no CTB visam não apenas punir, mas desencorajar a prática perigosa de dirigir sob influência de substâncias alcoólicas, reforçando a importância de escolhas responsáveis para garantir a segurança no trânsito.

Ciente dos riscos da prática, o analista de sistemas Lucas Mota, 28, que também participou da ação educativa do Detran, foi enfático: “Se for beber, não dirija de forma alguma”. “Não vale a pena, chame um motorista por aplicativo ou volte para a casa com alguém que não tenha bebido. Com certeza, a volta será mais segura”, disse.

02/02/2024 - Ação educativa simula o perigo de misturar álcool e direção