02/02/2024 às 18:46, atualizado em 02/02/2024 às 18:48

Brazlândia recebe a quarta edição da força-tarefa de combate à dengue

Serão oferecidos, neste sábado (3), atendimentos a casos suspeitos da doença e vacinação contra covid-19; trabalho conjunto dos órgãos do GDF busca eliminar criadouros do Aedes aegypti e conscientizar população sobre medidas contra a proliferação do mosquito

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

A luta contra a disseminação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, continua durante o fim de semana. Neste sábado (3), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promove a quarta edição da força-tarefa Combate à Dengue, dessa vez na Administração Regional de Brazlândia, a partir das 7h. A ação busca eliminar os focos do mosquito e conscientizar a comunidade local acerca das medidas de prevenção.

Além de hidratação intravenosa e testagem rápida para dengue, a população de Brazlândia poderá contar também com vacinas de rotina e contra a covid-19 | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Mais de 30 profissionais de Saúde da Família estarão na Tenda da Dengue, instalada no local, das 7h às 19h, para oferecer atendimento aos casos suspeitos e também às demandas mais graves. Os pacientes poderão contar com hidratação intravenosa, testagem rápida e, se necessária, remoção de casos severos aos hospitais regionais ou às unidades de pronto atendimento (UPAs).

Será ofertada também vacinação de rotina para todas as idades e de covid-19 a grupos prioritários. O Carro da Vacina fará ainda rota entre as quadras da região – não será oferecido o imunizante contra a dengue, uma vez que o Ministério da Saúde aguarda por tradução da bula para definir uma data de distribuição.

Bombeiros militares vão percorrer as ruas da cidade em visitas domiciliares para orientar a população contra o mosquito transmissor da dengue | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Equipes compostas por dez agentes comunitários de saúde (ACSs), 40 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e 300 bombeiros militares também irão percorrer a cidade em visitas domiciliares para identificação de focos do mosquito, orientações de prevenção e encaminhamento de pessoas que apresentarem sintomas da doença. Os grupos estarão acompanhados por seis carros de fumacê, espalhando o inseticida na região. A Novacap e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), por sua vez, disponibilizarão 46 caminhões basculantes e 12 pás-mecânicas para a retirada de lixo, entulho e inservíveis descartados incorretamente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estamos trabalhando para que não falte suporte e acesso a nenhum paciente. Mas é fundamental que a população seja vigilante e também se engaje no combate à doença. De nossa parte, vamos continuar a manter e a intensificar todas as ações contra o Aedes aegypti“, assegura a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

O trabalho é realizado em parceria com diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF): Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).

Serviço

Quarta edição do Combate à Dengue em Brazlândia
? Data: Sábado (3)
? Horário: 7h às 19h
? Local: Administração Regional de Brazlândia – Setor Tradicional Quadra 16.

?*Com informações da SES-DF