03/02/2024 às 12:06, atualizado em 03/02/2024 às 12:55

Operação recolhe 132 toneladas de entulho na Vila Telebrasília 

Ação conjunta do GDF retirou pneus velhos, móveis e utensílios domésticos em desuso, restos de obras, embalagens plásticas e lixo verde de áreas públicas e ruas da região 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em parceria com outros órgãos do GDF, a Administração do Plano Piloto promoveu uma operação de combate à dengue, na Vila Telebrasília, finalizada nesta sexta-feira (2). Nas áreas públicas e ruas da região, foram recolhidas 132 toneladas de entulho, como pneus velhos, móveis e utensílios domésticos em desuso, resto de obras, embalagens plásticas e lixo verde.

Participaram da limpeza equipes dos Bombeiros e de outros órgãos do GDF | Foto: Divulgação/Administração do Plano Piloto

O mutirão percorreu toda cidade com a aplicação de fumacê, além de orientar os moradores e inspecionar terrenos para combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti,  que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A força-tarefa contou com cerca de 100 agentes, entre equipes da Administração do Plano Piloto, Corpo de Bombeiros Militar do DF, Polícia Militar, SLU, Vigilância Ambiental em Saúde, Novacap e GDF Presente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, há a previsão de que a ação contemple também Asa Sul, Asa Norte e Noroeste. “Faço um apelo a toda a comunidade para que colabore e não faça o descarte em locais adequados”, disse. As equipes também identificaram 12 carcaças abandonadas que serão recolhidas em ação conjunta com os órgãos competentes.

Moradora há 30 anos na Vila Telebrasília, Márcia de Souza, 61, lembrou que muitas vezes a comunidade não ajuda no combate à dengue. “Essa é uma responsabilidade de todos os moradores”, alertou. “É preciso saber que, quando descartamos sofás, televisões e armários em algum terreno, esse material vai atrair sujeira e doenças como a dengue. É preciso saber que também temos a responsabilidade de descartar o móvel velho de forma correta”.

*Com informações da Administração do Plano Piloto