05/02/2024 às 13:24

Faixas de pedestre próximas a escolas têm prioridade de reforma

Engenharia de trânsito intensifica a prestação de serviço para volta às aulas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Desde o início do ano, o Detran-DF tem avançado na reforma das faixas de pedestre – que, além de serem um dos símbolos da capital federal, funcionam como instrumento para salvar vidas. 

Maioria das faixas do DF está bem-conservada; as que se encontram em mau estado são reparadas em tempo hábil | Foto: Divulgação/Detran-DF

Hoje o Distrito Federal conta com 4.471 faixas de pedestre. Conforme mapeamento da Engenharia de Trânsito do Detran, a maioria está bem-conservada, mas algumas necessitam de reparos. Aproveitando a temporada de férias escolares, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o serviço de pintura nas imediações das escolas.

“Estamos atentos aos pontos mais críticos, mas dando prioridade às faixas próximas às escolas”, afirma o diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento. “Nesse período de volta às aulas, é importante que a sinalização esteja perfeita para trazer mais segurança no trânsito para todos.”

O andamento do trabalho também depende do clima, atenta a diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF,  Marlúcia Lima Camello: “Para a execução do serviço, é preciso que o asfalto esteja seco. Então, por mais que tenhamos todas as condições para atender a demanda, quando há chuva, precisamos dar uma pausa e aguardar o momento ideal, com condições técnicas adequadas à aplicabilidade do produto  para obtermos a adesão certa”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Respeito à faixa de pedestre

A lei que institui a faixa de pedestre completa 27 anos em abril deste ano. No ano passado, o DF registrou queda de 66% no número de mortes de pedestres em faixas não semafóricas em comparação a 2022: dois e seis óbitos, respectivamente. Os números revelam pedestres e motoristas mais atentos com relação ao equipamento.

O Detran-DF atua todos os dias com ações educativas de trânsito, sempre dando ênfase no correto uso da faixa de pedestre. As atividades incluem blitze educativas, palestras, teatro, música e todas as ações em que a faixa é protagonista.

*Com informações do Detran-DF