06/02/2024 às 15:52

Curso de formação de examinador de trânsito ocorre em março

Serão oferecidas 20 vagas para servidor público que já tem o curso de instrutor de trânsito e as aulas serão presenciais, no período noturno. As inscrições começam no dia 26 deste mês

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai oferecer 20 vagas para o curso de formação de examinador de trânsito. Com 28 horas/aula, a capacitação é destinada a servidores públicos habilitados no Distrito Federal e que já tenham o curso de instrutor de trânsito de 180 h/a. As aulas, na modalidade presencial, serão realizadas no período de 11 a 27 de março, das 18h30 às 22h, na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada na 906 Sul.

O Edital nº 1/2024, com todas as regras para participação no curso, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (6). A capacitação é necessária para quem deseja atuar como examinador de trânsito nos exames teórico-técnicos, de direção veicular e em atividades de instrução teórico-técnicas, conforme previsto na Resolução nº 789/2020 – Contran.

As aulas serão presenciais na Escola Pública de Trânsito, de 11 a 27 de março, no período noturno | Foto: Vanessa Olinto/Detran-DF

O curso terá um custo de R$ 310,46 por candidato, conforme a Tabela de Preços Públicos do Detran-DF, e deverá ser pago em parcela única. As disciplinas ministradas serão: Fundamentos do Processo de Avaliação – FPA (12 h/a), Aspectos Psicológicos do Processo de Avaliação – APPA (4 h/a) e Papel do Examinador no Processo de Habilitação – PEPH (12 h/a).

[Olho texto=”O curso de formação de examinador de trânsito é necessário para quem deseja atuar como examinador de trânsito nos exames teórico-técnicos, de direção veicular e em atividades de instrução teórico-técnicas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h do dia 26 de fevereiro até as 23h59 do dia 27 de fevereiro, ou até o preenchimento total das vagas, exclusivamente pelo link a ser criado pela Escola Pública de Trânsito e divulgado no site do Detran-DF. O preenchimento das vagas será por ordem cronológica da pré-inscrição. Após o limite de 20 pré-inscritos, será considerada uma lista reserva na ordem cronológica.

Os primeiros 20 inscritos receberão um e-mail comunicando a classificação e solicitando o envio, até o dia 4 de março, de toda a documentação exigida no edital. O envio dos documentos deve ser feito pelo mesmo endereço de e-mail em que receber o comunicado de pré-classificação ou, presencialmente, das 7h às 18h, no atendimento do Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito (Nufor), situado no SEPS 706/906 Sul, Bloco D.

*Com informações do Detran-DF