07/02/2024 às 14:40

Associação adere a programa do governo e adota Parcão no Sudoeste

Por meio do Adote uma Praça, a Associação Park Dog se comprometeu a instalar brinquedos e a fazer a manutenção do espaço, localizado próximo à Quadra SQSW 104

Por Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), em parceria com a Administração Regional do Sudoeste, inaugurará mais uma ação do programa Adote uma Praça, dessa vez, um parque exclusivo para cães. O espaço fica na área pública ao lado do bloco C da Quadra SQSW 104 e será mantido pela Associação Park Dog, criada pela comunidade com a finalidade específica de cuidar e de manter o local.

Parcão, próximo à quadra SQSW 104, será mantido pela Associação Park Dog, que vai instalar novos brinquedos e realizar a jardinagem do local | Foto: Divulgação/Sepe

A associação comprometeu-se a implantar a jardinagem do espaço, instalar e manter o pergolado, implementar o cinturão vegetal antirruído, manter os equipamentos para enriquecimento ambiental, fazer a pintura anual dos bancos e instalar novos brinquedos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com o administrador regional do Sudoeste, Reginaldo Sardinha – que concedeu emenda parlamentar para a construção do Parcão enquanto ainda era deputado distrital -, “o bem se destina a animais de todos os portes, sendo que, para cada um, haverá um espaço específico”.

Para o secretário de Projetos Especiais, Jorge Azevedo, a “iniciativa visa propiciar meios de integração da comunidade que possui pets, oferecendo um espaço seguro e saudável aos bichos, sem, no entanto, depender exclusivamente de recursos públicos”.

O programa Adote uma Praça foi criado por meio da lei nº 443, de 1993, e regulamentado pelo decreto nº 39.690, que prevê a possibilidade de particulares se comprometerem a cuidar de logradouros públicos do DF, sem, no entanto, caracterizar a privatização do espaço.

Houve recorde dessas ações em 2023. Foram 44 termos de cooperação, 93 espaços públicos reformados e recuperados, 350 propostas de adoção de espaços como parques, balões de trânsito e estacionamentos, além de praças. Os interessados em realizar novas parcerias com o GDF devem entrar em contato com a Sepe.

*Com informações da Sepe