08/02/2024 às 08:00

Abertas inscrições para segunda turma de cuidador de idosos

A capacitação oferece 35 vagas imediatas e 20 para cadastro reserva, e conta com carga horária de 200 horas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) está com inscrições abertas para o curso de formação de cuidador de idosos. A oportunidade se destina a pessoas maiores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental II. São 35 vagas imediatas e 20 para cadastro reserva.

As inscrições começam nesta quinta-feira (8) e seguem até o dia 18. O curso é gratuito e aberto para pessoas da comunidade, e a classificação para preenchimento das vagas se dará de acordo com a ordem de inscrição.

Com início em 5 de março, o curso terá aulas presenciais e online, com horários diversificados | Foto: Divulgação/Fepecs

Com carga horária de 200 horas, a capacitação será dividida em aulas presenciais e online durante um período de até dez semanas, com início em 5 de março. As aulas presenciais serão nos períodos matutino e vespertino, às terças e quintas-feiras, podendo, eventualmente, ocorrer às quartas-feiras. Já as aulas a distância têm previsão de ser ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, por meio de tutoriais online na plataforma Google Sala de Aula.

Qualificação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O envelhecimento da população no Brasil tem impulsionado a demanda por profissionais de cuidados para idosos, tornando essa carreira uma das que mais cresce anualmente no país”, analisa o gerente de cursos da Etesb, Sávio Alves.

O curso, explica o gestor, vai ajudar a qualificar o profissional a saber criar um ambiente adequado e confortável ao idoso. Em agosto de 2023, a Etesb iniciou a primeira turma voltada ao tema. A procura superou as expectativas, e as vagas foram preenchidas rapidamente.  

Os candidatos classificados devem efetuar a matrícula presencialmente na secretaria de cursos da Etesb, após agendamento via e-mail  sc.etesb@fepecs.edu.br. No ato da matrícula, é necessário apresentar originais e cópias de Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento (ou Certidão de Casamento), Histórico Escolar, Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição, comprovante de residência atualizado com CEP e duas fotos 3×4.

Para se inscrever, basta preencher o formulário com dados pessoais, além de anexar cópias do documento oficial de identidade (frente e verso) e CPF. Veja o formulário de inscrições.

Cronograma

Período de inscrição: desta quinta (8) ao dia 18
Resultado classificatório: dia 19
Matrículas: entre os dias 20 e 27
Início das aulas: 5 de março
Término das aulas: 9 de maio.

  *Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)