08/02/2024 às 12:01

HRSM treina colaboradores do bloco materno-infantil com foco na amamentação

Capacitação faz parte de estratégias para conquista do selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Nesta quarta-feira (7) foi realizado, no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o primeiro treinamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O objetivo é capacitar todos os colaboradores que trabalham no bloco materno-infantil sobre a importância de conquistar o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde.

O tema principal do curso ministrado pela pediatra do banco de leite humano do HRSM, Lorena Oliveira, foi amamentação na primeira hora de vida. O público-alvo foi a equipe multidisciplinar, composta por pediatras, ginecologistas, obstetras, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

O tema do curso foi amamentação na primeira hora de vida | Foto: Jurana Lopes/IgesDF

Para facilitar o acesso e não atrapalhar o trabalho das equipes, o treinamento foi realizado em quatro horários diferentes ao longo do dia. Cada turma teve cerca de 20 participantes e duração de 1h30.

“Este primeiro treinamento visa esclarecer pontos-chaves relacionados à amamentação, ao contato pele a pele do recém-nascido e ao manejo na primeira hora de vida. Para conquistar esse selo de qualidade precisamos que todo o bloco materno-infantil esteja adequado às exigências e mudanças necessárias”, explica a coordenadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HRSM, Geisielle Cavalcante.

[Olho texto=”“Este primeiro treinamento visa esclarecer pontos-chaves relacionados à amamentação, ao contato pele a pele do recém-nascido e ao manejo na primeira hora de vida”” assinatura=”Geisielle Cavalcante, coordenadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HRSM” esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante o treinamento foi dada ênfase na importância do contato pele a pele e como isso contribui positivamente para a amamentação. “Muitas vezes o recém-nascido consegue chegar ao seio da mãe pelo instinto, sem ninguém intervir. Além disso, esse contato auxilia na descida do leite materno, ajuda o bebê a regular a temperatura e a se acalmar sentindo o cheiro da mãe ou até mesmo do pai, gerando um vínculo imediato”, destaca Lorena.

Mesmo quando o bebê nasce prematuro, a pediatra informou que o contato pele a pele é importante e que o auxílio da equipe para que a mãe faça a ordenha é primordial para que ela consiga ter leite e amamente o filho posteriormente.

Certificação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado com a mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas; e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório ou de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorrem com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título.

*Com informações do IgesDF