09/02/2024 às 15:00, atualizado em 07/03/2024 às 12:21

Blocos tradicionais mantêm o Carnaval de rua do DF há mais de 40 anos

Capital conta com oito grupos pioneiros que participarão da folia da cidade durante os quatro dias de festa, tudo com apoio do GDF de mais de R$ 6 milhões

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Há mais de duas décadas, o Carnaval de rua nasceu em Brasília influenciado pelos moradores da capital que vieram de estados tradicionais da folia, como Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Ao longo deste período, a festa do Momo passou por diversos momentos. Este ano, o festejo no Distrito Federal tem a missão de consolidar a retomada iniciada no ano passado após a pandemia da covid-19. E esse resgate, claro, passa pelos blocos pioneiros que se revezarão pelas ruas nos quatro dias de feriado fomentados por mais de R$ 6 milhões investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

“Brasília chegou a figurar entre os principais carnavais do Brasil antes da pandemia. Então, a nossa expectativa é voltar a esse patamar de antes”, revela o presidente do Pacotão, Marcelo da Silva, que assumiu o cargo depois da morte do pai, Jota Pingo, em 2021. Para este ano, o bloco prepara mais um desfile irreverente com marchinhas com temáticas políticas.

O grupo sai às ruas na terça-feira (13). A concentração será a partir das 13h na 302/303 Norte. Já o trio inicia o percurso por volta das 15h30 em direção à 502 Sul – duas quadras a menos do que antigamente – pela W3 na contramão. “Fazer o Pacotão não é muito difícil, porque todo ano tem muito conteúdo político. Letra de música não falta. Também não falta a animação do público. É um bloco com muita família, crianças, idosos. Fazemos uma bagunça organizada”, defende.

O bloco Pacotão, conhecido por um desfile irreverente com marchinhas com temáticas políticas, sai às ruas na terça-feira (13). A concentração será a partir das 13h na 302/303 Norte, com início de percurso por volta das 15h30 em direção à 502 Sul | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Outro pioneiro do Carnaval de rua de Brasília é a Baratona, que surgiu no mesmo ano que o Pacotão, em 1978. Marcado pelo axé, o grupo estará nas ruas na segunda-feira (12), das 13h às 20h30, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade. No mesmo local que no dia anterior, domingo (11), das 13h às 20h30, o bloco Baratinha comanda o agito infantil ao som de axé, frevo e marchinha.

A área central ainda conta com outros dois blocos pioneiros. São eles, o Galinho de Brasília e o Raparigueiros, que integram a folia candanga desde 1992. É ao som do frevo que o Galinho, inspirado no Galo da Madrugada, anima os foliões. Este ano, o bloco se apresenta no sábado (10), das 14h às 22h, no estacionamento da Caixa Econômica, no Setor de Autarquias Sul. Já o axé embala aqueles que seguirão o trio do Raparigueiros no domingo (11), das 15h às 22h, no Setor Bancário Norte.

Folia descentralizada

Além do Pacotão, outros blocos tradicionais que desfilam este ano são Baratona, Baratinha, Galinho de Brasília, Raparigueiros, Àsé Dúdú, Mamãe Taguá e Menino de Ceilândia | Foto: Divulgação/Secec

Logo após a criação dos blocos de rua no centro da capital federal, os moradores das regiões administrativas sentiram a necessidade de levar a folia para as próprias cidades. Assim nasceram blocos em Taguatinga e em Ceilândia que são pioneiros na folia descentralizada.

O primeiro a surgir foi o Àsé Dúdú em 1987 tendo a cultura afro como o principal norte. “Nasceu do desejo de pessoas do movimento negro, que participavam do Pacotão, de se criar um bloco afro, pois os mesmos não se sentiam representados no Carnaval da capital federal”, conta a maestrina e presidente do Àsé Dúdú, Elizabete Cinta. O nome do grupo significa “força negra” em yorubá.

Neste ano, o tema de folia é Beleza negra é você, ressaltando a diversidade, individualidade e resistência do povo negro. A festa começa com o baile infantil com a Banda Baratinha e depois segue com as apresentações da escola de samba Capela Imperial, Coletivo Sambadeiras de Bimba, Filhas de Biloca, Grupo Pro Capoeira, Banda Àsé Dúdú, Banda Groove Bem e Banda Art Sublime. A programação será na segunda-feira (12), das 16h às 22h, no Estacionamento 2 do Taguaparque.

Também foi em Taguatinga que nasceu há 29 anos o bloco Mamãe Taguá. O desfile será no sábado (10), das 14h às 20h, no Taguaparque. Em Ceilândia, a festa na rua também existe há 29 anos com o bloco Menino de Ceilândia. Com frevos e marchinhas, o grupo se apresenta no domingo (11), das 14h às 22h, no estacionamento da CNM 1 de Ceilândia Via NM 1.