09/02/2024 às 15:29

Segurança Pública cria comissão para promoção de qualidade de vida

Primeira reunião define atividades do Centro de Apoio Biopsicossocial para cuidado e bem-estar dos servidores

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Em ação inédita, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Suegep), a Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP-DF) realizou, na quinta-feira (8), reunião que abriu os trabalhos da Comissão de Agentes de Qualidade de Vida. A equipe foi criada para avaliação e deliberação dos trabalhos que envolvem a atuação da SSP-DF em eventos e ações sistêmicas de equilíbrio entre efetividade organizacional e bem-estar do servidor.

A iniciativa faz parte do Eixo 5 do programa DF Mais Seguro – Segurança Integrada e leva em consideração o Servidor Mais Seguro, que promove o desenvolvimento de habilidades e cuidados à saúde dos agentes de segurança pública | Fotos: Divulgação/SSP-DF

Na pauta, dentre as primeiras ações, a definição dos últimos detalhes da elaboração do questionário de qualidade de vida no trabalho. A partir das respostas dos servidores, serão definidos os espaços e o mobiliário necessário para cada demanda disponível no Centro de Apoio Biopsicossocial (CAB), atualmente em obras ao lado da Sede da SSP-DF.

A iniciativa, que faz parte do Eixo 5 do programa DF Mais Seguro – Segurança Integrada, leva em consideração o Servidor Mais Seguro, que promove o desenvolvimento de habilidades e cuidados à saúde dos agentes de segurança pública. O objetivo é promover o bem-estar físico e mental, impactando diretamente na prestação de serviços à comunidade.

[Olho texto=”A SSP-DF firmou, também nesta semana, acordo de cooperação com o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Esse centro visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida por meio do estímulo à atividade física, convivência social e atenção à saúde mental. Isso pode mitigar possíveis afastamentos do trabalho devido a transtornos psicossociais. É a garantia que a população do DF procura poder contar com profissionais saudáveis, motivados e valorizados”, definiu o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.

A SSP-DF firmou, também nesta semana, acordo de cooperação com o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF). Neste primeiro momento, o apoio será em relação ao atendimento psicológico para a Polícia Militar do Distrito Federal, com o direcionamento de 10 psicólogos. A parceria prevê também a inclusão dos agentes de segurança em eventos esportivos e culturais promovidos pelo Sesc-DF, a fim de contribuir com a promoção do bem-estar emocional e físico dos agentes.

Neste primeiro momento, o apoio será em relação ao atendimento psicológico para a Polícia Militar do Distrito Federal, com o direcionamento de 10 psicólogos

“Desde o Decreto Governamental publicado em agosto de 2021, por conta do confinamento devido à pandemia da covid-19, há a preocupação do Governo do Distrito Federal em promover ações que repercutem positivamente em diversos campos da vida do servidor público”, afirmou o secretário executivo de Gestão Integrada, Bilmar Angelis.

Centro de Apoio ao Servidor

A construção do Centro de Apoio Biopsicossocial (CAB) foi iniciada em janeiro deste ano e terá 935 metros quadrados de área construída. O projeto está sendo implementado pela Engemil – Engenharia, Empreendimentos, Manutenção e Instalações, vencedora no processo licitatório. O investimento estimado para a execução da obra é de R$ 2.602.351,87.

“O CAB funcionará como uma área de descompressão, contendo refeitório, área exclusiva para atendimentos psicológicos, academia, sala para amamentação e espaço de convivência. Recebemos sugestões para a inclusão de uma sala de música e jogos”, conclui a coronel Vanessa Signale, coordenadora de Valorização Profissional da SSP-DF.

Servidor Mais Seguro

O investimento leva em consideração o eixo Servidor Mais Seguro do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral. Promovido pela SSP-DF, o programa visa o desenvolvimento de habilidades e cuidados à saúde dos agentes de segurança pública. O objetivo é promover o bem-estar físico e mental, impactando diretamente na prestação de serviços à comunidade.

O Eixo 5, Servidor Mais Seguro, visa aprimorar a qualidade de vida, habilidades e saúde dos profissionais de segurança pública. Todo o trabalho focado nesse eixo considera o profissional de segurança pública em sua totalidade, levando em conta todos os aspectos humanos, a complexidade de sua função e o compromisso em proteger a vida e os direitos dos outros, mesmo correndo riscos próprios. Ele prioriza projetos relacionados a:

– Valorização das carreiras dos órgãos de segurança pública e do sistema penitenciário;
– Atenção à saúde integral, com foco no bem-estar físico e mental, especialmente na abordagem da depressão, estresse e outros problemas psicológicos, bem como suas consequências;
– Investimentos para garantir a segurança e melhores condições de trabalho aos profissionais.

*Com informações da Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP-DF)