11/02/2024 às 12:39

Segunda noite de Carnaval termina sem ocorrências graves

Nenhum crime violento contra a vida foi registrado; reforço policial e monitoramento contribuem para a segurança dos foliões

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

As ações de planejamento e o reforço do efetivo das forças de segurança pública contribuíram para mais uma noite tranquila de Carnaval no Distrito Federal. As festividades de sábado encerraram sem ocorrências de crimes violentos letais intencionais, de apreensões de armas de fogo, de crimes de violência sexual (importunação, assédio ou estupro) ou de desaparecimento de pessoas. Foi registrado um único registro de roubo a transeunte e outro de embriaguez ao volante. A tranquilidade é resultado das ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

A presença das forças de segurança, prevista nas ações de planejamento para o Carnaval 2024 no Distrito Federal, promoveu um sábado de festividades sem ocorrências de crimes violentos letais intencionais, de apreensões de armas de fogo, de crimes de violência sexual (importunação, assédio ou estupro), ou de desaparecimento de pessoas | Foto: Divulgação/SSP-DF

De acordo com a Polícia Civil (PCDF), houve um total de 43 ocorrências durante todo o dia de sábado, até as 8h deste domingo, das quais 37 estavam relacionadas a crimes de furtos, na maioria de celular, com 30 casos. Destaca-se que nos furtos não há emprego de violência. Foram registrados, ainda, dois casos de lesão corporal, em Taguatinga e na área central, mas sem gravidade.

Além das equipes de plantão das delegacias, a PCDF está atuando por meio de uma delegacia móvel e dos postos de identificação e criminalística, na Cidade da Segurança Pública, localizada no Estacionamento Norte da Torre de TV, em frente ao Setor Hoteleiro Norte, onde as forças de segurança e outros órgãos de governo estão atuando de forma integrada.

A atuação do Detran-DF, que realizou cerca de 200 abordagens durante todo o dia, também promoveu campanhas educativas em bares e blocos carnavalescos

O Corpo de Bombeiros (CBMDF) por sua vez, registrou 32 atendimentos, a maior parte (dez) relacionados a casos de alcoolemia. Entre os casos estavam ainda situações de enjoo, mal súbito, desorientação, ansiedade, escoriações e outros. A presença do efetivo da Polícia Militar (PMDF) garantiu a tranquilidade e a sensação de segurança aos foliões, por meio das rondas a pé, abordagens e linhas de revista, evitando a entrada de materiais perfurocortantes e entorpecentes.

A atuação do Departamento de Trânsito (Detran-DF) também foi importante para a segurança dos foliões nas festividades e segurança nas vias do DF. O órgão realizou cerca de 200 abordagens, que resultaram em 27 atuações por recusa na realização do teste de etilômetro, 16 remoções de veículos, quatro atuações por condução de veículo por motorista inabilitado, duas autuações por habilitação vencida e quatro por uso de escapamento de forma irregular em motocicletas. As equipes promoveram campanhas educativas em bares e blocos carnavalescos. Segundo o órgão fiscalizador, a noite terminou sem registros de sinistros com vítimas fatais nas vias urbanas do DF.

Entre as ações preventivas da PMDF, a campanha de identificação de crianças garantiu a segurança dos pequenos nos diversos eventos do dia

As equipes do DF Legal também marcaram presença. Os auditores fiscalizam 30 eventos carnavalescos e abordam cerca de 100 ambulantes. Foram apreendidas 13 garrafas de bebidas alcoólicas de um ambulante instalado no Setor Comercial Sul sem a devida licença. Os ambulantes só podem comercializar nos eventos se estiverem licenciados Não podem ser comercializadas garrafas de vidro e espetinhos. O órgão vem observando as licenças de funcionamento para que os horários e as capacidades de público sejam respeitadas.

Videomonitoramento

O Programa de Videomonitoramento Urbano (PVU) da SSP-DF funcionou de forma plena e integrada. Além das câmeras instaladas por todo o DF, acompanhadas a partir da coordenação do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), os eventos contaram ainda com o reforço dos equipamentos instalados nas viaturas móveis da PMDF e do CBMDF, além de drones, empregados em áreas de difícil acesso.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 30 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal.

Campanhas educativas

O sucesso das ações da segurança pública no Carnaval do DF está relacionado às ações preventivas. Exemplo dessas ações é a campanha de identificação de crianças da PMDF para evitar o desaparecimento dos pequenos foliões. Além das carteirinhas de identificação, disponíveis no site da corporação, são também distribuídas pulseirinhas de identificação nos postos montados nos blocos com público infantil.

O GDF tem chamado ainda a atenção sobre a importância do respeito à diversidade, ao combate à violência de gênero, à prevenção criminal e aos cuidados no trânsito. Cards e vídeos tem movimentado as redes sociais e os blocos carnavalescos, priorizando o enfrentamento à violência contra as mulheres. É uma série de dicas e orientações para os dias de folia, que estão sendo reproduzidas pelos órgãos que compõem a segurança pública do DF.

*Com informações da SSP-DF