13/02/2024 às 15:15

Mais de cinco toneladas de lixo foram retiradas dos blocos na segunda 

Os 264 profissionais do SLU atuaram em 14 desfiles e eventos carnavalescos espalhados pelo DF

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A segunda-feira (12) de Carnaval contou novamente com o trabalho dos garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) garantindo a varrição e catação de resíduos das ruas. O serviço foi feito em 14 blocos, de onde foram retiradas 5,2 toneladas de lixo. 

Trabalho dos garis do SLU no Carnaval tem se aprimorado a cada ano; em 2023, foram mais de 26 toneladas de lixo recolhidas em cinco dias de folia | Foto: Divulgação/SLU

Durante toda a folia, mais de 5 mil garis trabalham com o apoio de aproximadamente 500 equipamentos. O SLU também instalou 40 papa-recicláveis em pontos estratégicos da cidade e mais de 21 mil lixeiras em todas as regiões administrativas.

Trabalho que o presidente do SLU, Sílvio Vieira, espera trazer números ainda mais positivos em relação aos anos anteriores. “Em 2024, queremos repetir o feito e, por isso, lançamos a campanha Folia Limpa 2024 – Sem sujeira, a folia fica mais legal”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A iniciativa convida os blocos a participarem dessa corrente do bem, colaborando com a limpeza e promovendo ações de conscientização sobre a importância de descartar os resíduos de forma adequada; e para reconhecer e incentivar os blocos que mais se engajaram nessa causa, vamos entregar o troféu Folia Limpa BSB aos que produzirem menos resíduos”, conclui o gestor.

O Carnaval de 2023 foi considerado o mais limpo da série histórica do DF em relação à quantidade de resíduos recolhidos. Em cinco dias, o SLU retirou cerca de 26,6 toneladas de resíduos nas áreas do Plano Piloto e em Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Brazlândia e Estrutural.

Em 2019, houve a coleta de 49,7 toneladas, e, em 2018, de 82 toneladas. Ano passado, a força-tarefa de limpeza contou com 1.167 garis, além de 20 fiscais por dia e 38 veículos para ações de limpeza e fiscalização. Foram utilizados mais de 8,4 mil sacos de lixo.