15/02/2024 às 10:08, atualizado em 11/03/2024 às 20:14

Novos desvios na EPTG, sentido Eixo Monumental, começam nesta sexta (16)

Intervenção no trânsito é necessária para a continuidade das obras de expansão do Corredor Eixo Oeste até a região central do Plano Piloto

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Atenção, motoristas! A partir desta sexta-feira (16) começam a valer os novos desvios na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), sentido Eixo Monumental, para dar continuidade ao serviço de concretagem das faixas. A alteração no trânsito será à noite, após o horário de pico. O trecho, na interseção da EPTG com a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), é o primeiro dos seis que passarão por obras para a expansão do Corredor Eixo Oeste até a região central do Plano Piloto.

Os desvios na EPTG estão sendo feitos por trechos para dar continuidade às obras do Corredor Eixo Oeste, com implantação da faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Quando as obras forem concluídas, o trecho contará com faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT, nove viadutos, estações BRT, passagens para pedestres e ciclovias. Para dar continuidade às obras, a partir desta sexta-feira (16), o motorista que vai para o Eixo Monumental deve continuar utilizando a faixa reversa. Quem vai para o Setor Policial deve seguir pela pista de concreto mais à esquerda da via.

Já para quem deseja acessar o Setor Policial via marginal, é necessário se dirigir pela via principal da EPTG, tendo em vista que o acesso pela marginal estará bloqueado. Agora, se o motorista quiser ir para a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Sul ou Norte, é necessário pegar o acesso pela marginal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Por fim, quem está na Epia e quiser acessar o Eixo Monumental ou o Setor Policial, é necessário utilizar as vias que circundam a Octogonal, tendo em vista que a alça situada ao lado da Polícia Rodoviária Federal estará interditada.

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, a expectativa é que as liberações no trânsito ocorram gradativamente. “Num primeiro momento, apenas a faixa reversa e a faixa mais à esquerda estarão liberadas para o trânsito de veículos. No entanto, à medida que a concretagem das demais faixas for concluída, vamos liberar para o trânsito de carros. Essa medida certamente vai minimizar o impacto no trânsito causado pelo desvio”, afirmou.