16/02/2024 às 15:10

DF terá 16 locais de vacinação para crianças de 10 e 11 anos no sábado

Além de aplicar imunização contra a dengue, equipes vão atualizar as cadernetas de vacinação, com imunizantes contra HPV, meningite e tétano, entre outras doenças

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Primeiro público contemplado com a vacinação contra a dengue no Brasil, as crianças de 10 e 11 anos poderão ser vacinadas em 16 locais de atendimento no Distrito Federal neste sábado (17). Todos vão abrir às 8h e aplicar as vacinas até as 17h. A lista completa com os endereços está disponível no site da Secretaria de Saúde.

A orientação é para os pais ou responsáveis levarem as crianças com documento de identificação e caderneta de vacinação. Crianças com sintomas de dengue ou que tenham tido a doença devem aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, composto por duas doses com intervalo de 90 dias. Mais orientações podem ser obtidas diretamente com as equipes das unidades básicas de saúde (UBSs).

Em uma semana de campanha foram imunizadas 15.675 crianças de 10 e 11 anos contra a dengue | Fotos: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

“Nossa missão é imunizar o maior número possível de crianças de 10 e 11 anos”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. O DF recebeu do Ministério da Saúde um lote de 71.708 doses da vacina contra a dengue no dia 8 de fevereiro e manteve o serviço de vacinação ao longo de todo o feriado de Carnaval. Até esta quinta-feira (15), quando a campanha de vacinação completou uma semana, foram atendidas 15.675 crianças.

Não haverá vacinação no domingo (18). Na segunda-feira (19), as salas de vacinação em todo o Distrito Federal voltam ao atendimento normal, incluindo as mais de 60 unidades onde é possível receber os imunizantes contra a dengue.

Outras vacinas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As equipes das unidades básicas de saúde vão aproveitar a ida das crianças de 10 e 11 anos para atualizar todos os esquemas vacinais que estiverem em atraso, conforme a orientação da equipe de saúde.

Para essa faixa etária, são previstas doses contra HPV, hepatite B, difteria e tétano (vacina dT) e meningite (meningocócica ACWY), além da covid-19. Não há restrição em receber outras vacinas juntamente com a imunização contra a dengue, desde que não sejam das que contenham vírus atenuados, como é o caso da aplicada contra a febre amarela.

*Com informações da Secretaria de Saúde