19/02/2024 às 16:02

Obra de drenagem pluvial do Lago Sul terá investimento de R$ 19 milhões

Processo licitatório para projeto foi aberto, com publicação no DODF. Novacap realizará obra de modernização da infraestrutura urbana

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) anunciou, com a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de sexta-feira (16), a abertura de processo licitatório com o objetivo a contratação de uma empresa de engenharia especializada em implementar projeto de drenagem pluvial nas Quadras SHIS QI e QL 28, conjunto 8 e na Avenida das Copaíbas, localizadas no Lago Sul. Com um valor estimado de R$ 19.163.830,52, a iniciativa ressalta a importância de se investir em infraestrutura nas cidades.

A drenagem pluvial urbana é um componente vital da infraestrutura das regiões, essencial para prevenir inundações, reduzir erosões, melhorar a capacidade de captação de água e assegurar que as áreas urbanas possam lidar com a chuva de maneira eficaz.

Além de diminuir os riscos de inundações, o projeto evidencia o compromisso do GDF com a sustentabilidade urbana e a resiliência climática | Fotos: Kiko Paz/ Novacap

O Lago Sul é uma das regiões mais consolidadas do Distrito Federal, conhecida pelas amplas avenidas e pela proximidade com várias instituições diplomáticas. Contudo, mesmo áreas tão desenvolvidas não estão imunes aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelo aumento da frequência de chuvas intensas, tornando a atualização e expansão da infraestrutura de drenagem mais importante do que nunca.

A licitação, marcada para o dia 11 de março de 2024, é mais uma das ações contínuas de melhorias realizadas pela Novacap, considerando a gestão das águas pluviais na capital federal, uma pauta primordial. O projeto não apenas visa diminuir os riscos de inundações em uma área estratégica da cidade, mas também demonstra um compromisso com a sustentabilidade urbana e a resiliência climática.

Com a infraestrutura de drenagem bem projetada, há menos impacto das chuvas intensas, protegendo tanto a economia local quanto o bem-estar da população

Especialistas da Diretoria de Urbanização da Novacap apontam que uma infraestrutura de drenagem bem projetada e mantida pode significativamente reduzir o impacto das chuvas intensas, protegendo tanto a economia local quanto o bem-estar da população.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Novacap, por meio deste procedimento licitatório, convida as empresas de engenharia a participar do processo, garantindo que o projeto seja executado com a máxima eficiência e qualidade. Com informações e documentos disponíveis nos sites oficiais para consulta e download, a transparência e o acesso à informação são assegurados, permitindo que a sociedade acompanhe de perto este importante passo em direção a uma capital mais segura e sustentável.

*Com informações da Novacap