19/02/2024 às 19:55, atualizado em 05/03/2024 às 17:02

Programa Mulheres Mil promove educação e empoderamento feminino

Parceria da Secretaria da Mulher com o Instituto Federal de Brasília vai capacitar 120 mulheres

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), deu início às aulas dos cursos de cuidadora de idosos e recepcionista, integrantes do Programa Mulheres Mil Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. A aula inaugural ocorreu no campus de Taguatinga do Instituto.

A iniciativa vai proporcionar formação profissional gratuita, com carga horária de 160 horas, para 120 mulheres que tiveram poucas oportunidades de escolarização e acesso ao mercado de trabalho. Além da capacitação, as alunas receberão auxílio para assistência estudantil, proporcional à carga horária de frequência mensal nas aulas.

As aulas ocorrerão nos equipamentos públicos da Secretaria da Mulher, tanto na Casa da Mulher Brasileira em Ceilândia quanto no Empreende Mais Mulher, localizado na a agência do trabalhador em Taguatinga | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

A Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância do programa como forma de empoderamento feminino e combate às desigualdades de gênero. “Mais do que capacitar, queremos incluir essas mulheres no mercado de trabalho. Com diploma em mãos e de uma instituição tão conceituada quanto o IFB, temos a certeza de que elas vão conseguir independência financeira e mudar suas vidas”, destacou a secretária.

As aulas ocorrerão nos equipamentos públicos da Secretaria da Mulher, tanto na Casa da Mulher Brasileira em Ceilândia quanto no Empreende Mais Mulher, localizado na agência do trabalhador em Taguatinga.

A reitora do IFB, Verusca Machado, enfatizou que o Programa Mulheres Mil já está em vigor há mais de 12 anos, sendo fundamental para a formação e transformação de vida das mulheres. “Precisamos unir esforços para combater a violência contra a mulher. A educação e a qualificação profissional são essenciais para essa transformação, e o IFB tem essa missão”, disse.

[Olho texto=”Promoção da mulher é um dos eixos de atuação da SMDF, com o foco principal em capacitação profissional” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Capacitação Profissional

A promoção da mulher é um dos eixos de atuação da SMDF, com o foco principal em capacitação profissional. A subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata Daguiar, salientou que o conhecimento liberta. “Essa parceria com o IFB oportuniza que muitas mulheres saiam da dependência financeira, fortalecendo-as e possibilitando a liberdade”, disse.

O Programa Mulheres Mil é mais do que uma capacitação profissional, é uma ferramenta de empoderamento feminino e de promoção da equidade de gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Eunice Vieira, dona de casa de 60 anos, mostrou empolgação por ter sido uma das selecionadas para o curso de recepcionista. “Quero trabalhar para mim mesma e lidar com o público. Quero ter liberdade de comunicação, e o curso vai me proporcionar captar clientes e me adaptar ao tipo de público que posso ter. Chegou a minha hora de voar”, ressaltou.

*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)