21/02/2024 às 11:10

Curso capacita 30 aprovados para técnico em análises clínicas

Etesb promove Semana de Acolhimento a estudantes recém-aprovados

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) encerra nesta quarta-feira (21) a Semana de Acolhimento para 30 estudantes recém-aprovados no processo seletivo para técnico em análises clínicas. As atividades foram pensadas com o objetivo de recepcionar os aprovados e dar as boas vindas ao grupo, que vai se reunir semanalmente durante um ano e seis meses, até a formatura. Com carga horária de 1.400 horas e dividido em três módulos, o curso é constituído por partes prática e teórica, a fim de que os estudantes vivenciem em laboratório as experiências da profissão.

Nesta quarta-feira (21), último dia do evento, está prevista a orientação dos estudantes acerca da metodologia utilizada durante o curso | Foto: Natalia Oliveira/Fepecs

Durante a abertura do evento, na segunda-feira (19), o diretor da Etesb, Roberto Carlos Louzeiro ressaltou a necessidade de um ambiente agregador e inclusivo, que seja propício aos estudos. O gestor também falou sobre o papel da escola na formação de novos profissionais técnicos e “as oportunidades provenientes de um curso bem-estruturado e de grande relevância para a sociedade”.

Considerado o quinto curso técnico mais procurado no Brasil, o profissional de análises clínicas encontra muitas possibilidades no mercado de trabalho público e privado. Esse é um dos motivos pelos quais o curso era tão aguardado pela comunidade, além de contar com uma infraestrutura diferenciada, com laboratório moderno e equipamentos de alta qualidade à disposição dos alunos.

Programação

No primeiro dia, os estudantes assistiram à aula inaugural sobre a importância das análises clínicas no contexto da saúde, ministrada por servidores do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Em seguida, fizeram um tour pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), mantenedora da Etesb.

Na terça (20), os alunos conversaram com a psiquiatra Lilian Lordelo, da Secretaria de Saúde (SES), que foi convidada para falar sobre saúde mental. Além disso, puderam conhecer a Biblioteca Central (BCE) da Fepecs, que conta com um acervo de 20 mil exemplares especializados em ciências da saúde. Lá os discentes poderão fazer pesquisas, estudar após as aulas e fazer empréstimos de livros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o gerente de cursos da Etesb, Sávio Alves, “é de suma importância que os alunos conheçam a parte física da instituição educacional, além de servidores, colegas e corpo docente, pois este será o primeiro contato deles com a escola, criando assim uma boa relação entre todos”.

Nesta quarta-feira (21), último dia do evento, está prevista a orientação dos estudantes acerca da metodologia utilizada durante o curso, explicações sobre o acesso ao Google Sala de Aula e um momento para tirar dúvidas com servidores da coordenação e das gerências da escola.

A Etesb oferta cursos gratuitos para a população do DF, por meio de processo seletivo ou apenas inscrição online. Atualmente, a escola conta com uma turma de técnico em análises clínicas presencial com momentos online, uma turma de cuidador de idosos com início previsto para 5 de março e uma turma online do curso SUS e Cidadania, com inscrições abertas até 30 de setembro.

Sobre o evento de acolhimento e as expectativas para 2024, Sávio afirma que “ao conhecer o que a instituição tem a oferecer, os discentes têm a oportunidade de observar a importância de uma boa estrutura, além de estabelecer desde o início uma relação de afeto com os docentes e toda equipe da escola”.

*Com informações da Fepecs