21/02/2024 às 13:57

Decreto institui no DF o programa Alfaletrando

A iniciativa contemplará todas as escolas públicas, abrangendo os anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de promover a alfabetização e o letramento de crianças, visando à melhoria da qualidade da educação básica

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta segunda-feira (19), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o decreto nº 45.495, que institui o programa Alfaletrando. O objetivo principal é promover a alfabetização e o letramento de crianças, visando à melhoria da qualidade da educação básica no território do DF. 

Estudantes da rede pública de ensino vão utilizar cadernos específicos do programa | Foto: Mary Leal/SEEDF

Para 2024, a expectativa é a implementação do programa em todas as unidades escolares que oferecem o primeiro e o segundo anos do ensino fundamental, concentrando esforços no processo inicial de alfabetização. 

A iniciativa surge como uma resposta assertiva às demandas educacionais do DF, com a meta de garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares. O programa abrange a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Nós pactuamos, ano passado, com o Ministério da Educação, alguns programas nacionais, e nosso carro-chefe é o Alfaletrando, que é de alfabetização na idade certa, para que as crianças sejam alfabetizadas até o segundo ano dos anos iniciais”, resume a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Próximos passos

[Olho texto=”“Ao investir em alfabetização e letramento, estamos construindo as bases para um futuro educacional sólido e preparando nossas crianças e adolescentes para enfrentar os desafios do século 21” ” assinatura=”Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para os anos seguintes, a perspectiva é estender as ações aos demais anos do segundo ciclo, abrangendo um espectro mais amplo de estudantes e consolidando os avanços já conquistados. O programa contará com uma abordagem pedagógica inovadora, utilizando recursos e práticas educacionais modernas para estimular o interesse e a participação dos estudantes.

“O programa representa um avanço significativo para a educação básica da nossa cidade”, pontua a  subsecretária da Educação Básica da Secretaria de Educação (SEEDF), Iêdes Braga. “Ao investir em alfabetização e letramento, estamos construindo as bases para um futuro educacional sólido e preparando nossas crianças e adolescentes para enfrentar os desafios do século 21.”

O Alfaletrando é estruturado em cinco eixos que orientam suas ações: Gestão e governança, Acompanhamento pedagógico e formação continuada, Avaliação, Infraestrutura física e pedagógica e Boas práticas.

Veja o decreto de criação do programa.

*Com informações da Secretaria de Educação