21/02/2024 às 14:03

Missa de Ação de Graças no Palácio do Buriti marca temporada da Quaresma

Ato litúrgico conduzido pelo padre Roger Luís, da Canção Nova, reuniu servidores e gestores do GDF no período que antecede a Páscoa, com a presença do governador Ibaneis Rocha, da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e da vice-governadora Celina Leão

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

A primeira semana da Quaresma, período de preparação que antecede a Páscoa, foi celebrada com uma missa de Ação de Graças no Palácio do Buriti nesta quarta-feira (21). O governador Ibaneis Rocha, a primeira-dama Mayara Noronha Rocha e a vice-governadora Celina Leão participaram do ato litúrgico.

Aos presentes, o governador Ibaneis Rocha lembrou o momento difícil de epidemia de dengue vivido no país e pediu união a todos no enfrentamento dos problemas.

“A Quaresma é um período de convenção, de celebração para a Páscoa, de caminharmos com Jesus e nos purificarmos”, afirmou o padre Roger Luís, que conduziu a missa no Palácio do Buriti | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“O DF passa por um momento de grande dificuldade por conta da dengue. Nós estamos com os hospitais todos lotados, tanto na rede pública quanto na rede privada, então já começamos o ano com um desafio muito grande”, disse Ibaneis Rocha. “É um ano de muitos desafios, mas nós vamos vencer mais uma vez. Que Deus continue iluminando o caminho de cada um de nós, o trabalho que nós temos para realizar, principalmente pela população mais carente da nossa cidade”, acrescentou.

A missa foi conduzida pelo padre Roger Luís, da Canção Nova. O sacerdote reforçou a importância da Quaresma – que em 2024 vai de 14 de fevereiro a 28 de março. “A Quaresma é um período de convenção, de celebração para a Páscoa, de caminharmos com Jesus e nos purificarmos”, afirmou o padre Roger Luís.

Respeito por todas as religiões

A missa de Ação de Graças no Palácio do Buriti foi mais um dos eventos de fé celebrados no local e marca o respeito do governo por todas as religiões e crenças.

Quando assumiu o governo, em 2019, Ibaneis Rocha buscou trilhar esse caminho. Logo nos primeiros dias de gestão, criou a Unidade de Assuntos Religiosos, abrindo o diálogo com esse público. Depois, em setembro de 2020, ampliou o atendimento ao criar a Secretaria da Família, que na atual gestão virou a Secretaria da Família e Juventude.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No campo da regularização, entre 2019 e 2023, o governo regularizou 381 templos, marca superior aos 190 templos regularizados entre 2009 e 2018.

A gestão também estabeleceu a moeda social como uma forma de as igrejas receberem suas escrituras. Isso significa que as instituições podem obter a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e regularizarem seus espaços em troca da execução de serviços gratuitos à comunidade.

Outra importante medida foi tomada durante a pandemia. Em 2020, o chefe do Executivo assinou decreto autorizando o funcionamento de templos. Naquele mesmo ano, uma lei reconheceu as igrejas como atividades essenciais, mantendo as portas abertas para receber os fiéis e a quem mais precisasse de ajuda.

A construção da Praça da Bíblia, localizada na Vila São José, em Brazlândia, também reforça o respeito do governo pelos religiosos.

21/02/2024 - Missa de Ação de Graças no Palácio do Buriti marca temporada da Quaresma