23/02/2024 às 20:01, atualizado em 18/04/2024 às 18:01

Hospital Cidade do Sol supera 246 internações em apenas duas semanas

Desde o início da nova gestão, o HSol desempenha um papel essencial como suporte para aliviar a pressão sobre outras unidades de saúde e otimizar o fluxo do sistema

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Desde que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) assumiu a gestão do Hospital Cidade do Sol, no dia 9 de fevereiro, em resposta à emergência causada pelo aumento dos casos de dengue no DF, o hospital alcançou progressos significativos em sua missão de fornecer assistência de qualidade aos pacientes com dengue. Em apenas duas semanas sob a liderança do IgesDF, já foram registrados mais de 246 internações e 210 pacientes recebendo alta.

Com uma taxa de ocupação média acima de 90% e um tempo de permanência de menos de 48 horas, o HSol tem garantido um atendimento rápido e eficiente, mesmo diante do aumento da demanda | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

O Hospital Cidade do Sol, vocacionado para o atendimento de pacientes com dengue que requerem internação, atualmente com 40 leitos disponíveis, desempenha um papel essencial como suporte para aliviar a pressão sobre outras unidades de saúde e otimizar o fluxo do sistema. Esse importante equipamento de saúde complementa os serviços existentes e contribui na melhoria da assistência à saúde da população.

Juracy Cavalcante Lacerda Jr., presidente do IgesDF: “Nosso foco continua sendo a melhoria contínua da assistência aos pacientes, aumentando a rotatividade, expandindo a capacidade de leitos e promovendo atendimentos mais humanizados”

O presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., expressou satisfação com os resultados alcançados até o momento: “Estamos orgulhosos do trabalho árduo de nossa equipe e dos resultados que alcançamos em tão pouco tempo. Nosso foco continua sendo a melhoria contínua da assistência aos pacientes, aumentando a rotatividade, expandindo a capacidade de leitos e promovendo atendimentos mais humanizados.”

O IgesDF já entrou no HSol com a tecnologia que desenvolveu nos últimos meses em suas outras unidades. Levou o painel de gerenciamento de leitos e, além disso, toda a medicação com rastreabilidade, garantindo maior segurança ao paciente e menor desperdício ao instituto

“A nova gestão do Hospital Cidade do Sol segue trabalhando incansavelmente para atender às necessidades da comunidade, enfrentando os desafios apresentados pela atual situação. Com uma abordagem centrada no paciente e uma equipe dedicada, o hospital está preparado para enfrentar os desafios futuros e continuar fornecendo um serviço de excelência para todos que necessitam”, finalizou o presidente do IgesDF.

Sobre o HSol

Desde o início da nova gestão, em 9 de fevereiro, O IgesDF assumiu temporariamente a administração do Hospital Cidade do Sol, conforme previsto na Lei n.º 7.417, publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Esta medida foi proposta pelo Executivo em resposta à situação de emergência causada pelo aumento dos casos de dengue, de acordo com o Decreto n.º 45.448, de 24 de janeiro de 2024.

Com uma taxa de ocupação média acima de 90% e um tempo de permanência de menos de 48 horas, o HSol tem garantido um atendimento rápido e eficiente, mesmo diante do aumento da demanda.

*Com informações do IgesDF