23/02/2024 às 10:40

RDOM Carnaval do DF vai premiar os 10 blocos de rua mais limpos da folia

Iniciativa do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) chega ao segundo ano engajando a população e os organizadores das festas sobre o descarte correto de resíduos

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Pelo segundo ano consecutivo, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai premiar os dez blocos de rua mais limpos do Carnaval do Distrito Federal. Na ocasião, também serão reconhecidos aqueles que tiverem as melhores iniciativas em prol da limpeza urbana durante os dias de folia.

“No ano passado, o retorno foi muito positivo e a competição foi acirrada, com uma grande adesão ao nosso chamado. Esperamos que, mais uma vez, a adesão seja positiva e que os donos dos blocos incentivem a manter as ruas limpas”Silvio Vieira, diretor-presidente do SLUesquerda

Intitulada de Folia Limpa, a iniciativa busca engajar e conscientizar a população e os organizadores das festas sobre a importância do descarte correto de resíduos, especialmente os materiais recicláveis. Este ano, a campanha terá o seguinte slogan: Sem sujeira a folia fica mais legal.

“Este é o segundo ano que estamos fazendo essa premiação. No ano passado, o retorno foi muito positivo e a competição foi acirrada, com uma grande adesão ao nosso chamado. Esperamos que, mais uma vez, a adesão seja positiva e que os donos dos blocos incentivem a manter as ruas limpas”, explica o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

Durante a folia, as ruas serão reforçadas com papa-recicláveis e lixos específicos para coleta de vidros – tudo para facilitar o descarte adequado dos resíduos. “Além disso, sempre após os blocos, nós entramos na avenida para limpar as ruas e deixar ela pronta para o dia seguinte”, acrescenta Vieira.

É neste momento, segundo o presidente do SLU, que é feita uma avaliação dos blocos mais limpos. A seleção ainda contará com a participação direta dos foliões, que poderão indicar o bloco mais limpo de Brasília por meio de publicações no Instagram com a hashtag #FoliaLimpaBSB acompanhada do nome do evento.

Histórico

No ano passado, o SLU recolheu em torno de 26,6 toneladas de lixo geradas pelos foliões.

Na oportunidade, foram premiados os seguintes blocos: Rebu; Praça dos Prazeres 2023; Vassourinhas de Brasília; Plataforma da Diversidade; Carnapati; Bloco do Rock; Montadas; Setor Carnavalesco Sul compartilhado com Bloco dos Catadores; Bloco Mamãe Tagua; e Charretinha + Tropicaos.