27/02/2024 às 15:15, atualizado em 11/03/2024 às 19:43

Operação recolhe mais de 70 carcaças de veículos em Águas Claras

Pela segunda semana consecutiva, equipes retiram automóveis abandonados das vias públicas da região administrativa; ação é uma das estratégias no combate à dengue

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Carros abandonados em vias públicas de Águas Claras foram alvo da operação DF Livre de Carcaças. Nesta terça-feira (27), a ação comandada pela Secretaria de Segurança Pública  (SSP-DF) deu destinação adequada a mais de 30 veículos que estavam largados nas ruas da região. Além de representarem um problema de segurança pública, as carcaças propiciam a criação de focos do mosquito transmissor da dengue.

Desde o início deste ano, a operação DF Livre de Carcaças já retirou mais de 340 carros abandonados das ruas do DF | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Ao todo, são mais de 70 carcaças recolhidas na cidade: a ação já havia passado por Água Claras na última semana, quando a situação de 41 veículos abandonados foi resolvida. “Permitimos que os proprietários retirem os veículos das ruas dentro de dois, três dias. Caso isso não ocorra, recolhemos o veículo para o depósito”, explica o coordenador da Operação DF Livre de Carcaças, major Luis Carlos Bedendo.

Segundo balanço da SSP-DF, 342 automóveis foram retirados das ruas desde o início do ano. Em 2023, foram recolhidas 1.132 carcaças em todo o DF. As operações são organizadas semanalmente.

“Carcaças e veículos em situação de abandono trazem problemas ambientais, de segurança pública e de saúde. Pode haver vazamento de óleo, por exemplo, contaminando o solo”, comentou o major Bedendo. “Os automóveis também podem servir como esconderijo de criminosos ou local para guardar drogas. É uma situação grave que lutamos para resolver.”

Segundo a coordenadora do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental do Guará, Herica Marques, é feito o tratamento com larvicida nos carros recolhidos: “Isso porque os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano no seco”, explica

Água parada

Diante da epidemia de dengue, o DF Livre de Carcaças tem mirado também a eliminação de focos do Aedes aegypti. “Acompanhamos toda a ação em busca de pontos com água parada e, mesmo que o veículo seja recolhido, fazemos antes o tratamento com larvicida”, informou a coordenadora do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental do Guará, Herica Marques. “Isso porque os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano no seco”.

“A melhor coisa que existe é deixar a cidade limpa. A gente agradece”, diz o aposentado Eliseu Freitas

Quem vive em Águas Claras aprovou a iniciativa do Governo do Distrito Federal. É o caso do aposentado Eliseu Freitas, 65 anos. “Moro aqui há mais de 20 anos, e as carcaças, além de causarem uma má imagem na região, só trazem problemas – é água parada, mosquito da dengue se proliferando, gente escondendo droga”, garantiu. “Olha, a melhor coisa que existe é deixar a cidade limpa. A gente agradece”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta quarta (28) e na quinta-feira (29), o DF Livre de Carcaças estará em Ceilândia. Já na próxima semana, a ação passa pela Vila Planalto e pelas asas Sul e Norte, no Plano Piloto. A operação reúne diversos órgãos do GDF, incluindo Polícia Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), DF Legal, Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), Novacap e administrações regionais.

Confira abaixo por onde a operação DF Livre de Carcaças vai passar no mês de março.

? 5/3 – Asa Norte e Vila Planalto
? 6/3 – Asa Norte
? 7/3 – Asa Sul
? 12/3 – Guará
? 13/3 – Riacho Fundo
? 14/3 – Riacho Fundo
? 19/3 – Arniqueira
? 20/3 – Recanto das Emas
? 21/3 – Santa Maria
? 26/3 – Gama
? 27/3 – São Sebastião
? 28/3 – Paranoá.

* O cronograma está sujeito a alterações.

27/02/2024 - Operação recolhe mais de 70 carcaças de veículos em Águas Claras