06/03/2024 às 18:41, atualizado em 06/03/2024 às 18:43

Colaboradoras do Hospital Regional de Santa Maria têm dia de cuidados especiais

IgesDF prestou homenagem às mulheres com palestras, limpeza de pele e maquiagem

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Para homenagear as mulheres que fazem parte da força de trabalho do Hospital Regional de Santa Maria, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) proporcionou às colaboradoras que atuam no local um dia de palestras, bate-papo, limpeza de pele e maquiagem.

A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, parabenizou todas as colaboradoras do hospital pelo mês da mulher. “A mulher deve estar e pode estar onde ela quiser, seja em casa, seja em função de liderança ou não. Hoje, 70% do quadro de pessoal do Hospital Regional de Santa Maria é composto por mulheres e tenho orgulho disso, de cada uma que vem se dedicar diariamente aqui dentro”, afirmou.

Cerca de 70% do quadro de pessoal do Hospital Regional de Santa Maria é composto por mulheres | Fotos: Jurana Lopes/ IgesDF

Presente no evento, a enfermeira obstetra e deputada distrital Dayse Amarílio apresentou uma palestra sobre empoderamento feminino, em que abordou temas como a representatividade das mulheres nos cargos de chefia e alta gestão, além da presença das mulheres dentro da política.

“Hoje, apenas 27% das mulheres ocupam cargos elevados em gerências e chefias, enquanto os outros 73% são ocupados por homens. Devemos lutar para mudar essa realidade e construirmos um mundo mais igualitário. No ranking de países do mundo, o Brasil é 142° na lista internacional que aponta participação de mulheres na política, o que mostra como devemos avançar”, destacou a parlamentar.

Além da palestra da parlamentar, as profissionais de saúde presentes no evento participaram de palestras sobre a saúde reprodutiva feminina, em que foi destacada a importância de se cuidar desde o período de recém-nascidas, quando ainda utilizam fraldas, até a velhice.

Alimentação em diferentes fases da vida da mulher foi tema de uma das palestras do dia

Temas como a necessidade de fazer exercícios físicos, acompanhamento multidisciplinar durante as fases da vida e a necessidade de um planejamento familiar, sem deixar a decisão de ter filhos para depois dos 35 anos também foram abordados. Houve palestra interativa sobre nutrição e saúde mental nas várias fases da vida, em que foi tratada a importância de as mulheres não tentarem se encaixar em padrões de beleza, pois isso pode prejudicar muito o psicológico.

A gerente geral de Pessoas do IgesDF, Elaine Silvestre, destacou a importância de as instituições acolherem as mulheres por conta das próprias qualificações e competências e ressaltou que já solicitou a todos os colegas do setor de RH que não façam mais as perguntas que costumam constranger mulheres e que não são feitas para homens em processos seletivos, como, por exemplo: “você pretende ter filhos?”, “se o seu filho adoecer, quem vai cuidar dele?” e “pretende engravidar?”.

“Essas questões não irão impactar na realização das atividades. Queremos trabalhar a cultura da diversidade, da inclusão. Temos que olhar a parte técnica e as capacidades e conhecimento para ocupar a função. O que importa será o bom trabalho que ela vai fazer aqui no instituto. Por isso, é importante despertar o interesse das mulheres para que se empoderem e que elas podem tudo”, explicou Elaine.

As colaboradoras saíram do evento satisfeitas e sabendo mais sobre maquiagem e beleza

Também foi abordada a questão das mulheres na liderança e quem ministrou a palestra foi a superintendente de Administração e Logística do IgesDF, Bárbara Lira, que deixou como mensagem principal a importância da empatia e sororidade entre as mulheres. “Seja uma mulher que leva apoio para outras mulheres, com um olhar, um cuidado, atenção e empatia”, destacou.

Bem-estar

Quem quis um momento de relaxamento e autocuidado pôde desfrutar de limpeza de pele e maquiagem no espaço Acolher do HRSM. As voluntárias e consultoras ficaram das 10h às 16h atendendo as colaboradoras que chegavam no local.

A psicóloga Gabriela Conceição adorou a ação e saiu do espaço satisfeita com a maquiagem. “Eu adoro maquiagem. Então, achei ótimo esse momento para gente que trabalha tanto e às vezes não sobra tempo para se arrumar e vir trabalhar”, avalia.

*Com informações do IgesDF