06/03/2024 às 13:48, atualizado em 08/03/2024 às 18:04

Novos residentes e estagiários são recebidos em hospital da Santa Maria

Estudantes vão trabalhar por um semestre no Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial na unidade de saúde na região administrativa

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A equipe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria fez o acolhimento dos novos residentes e estagiários que passarão o semestre na unidade hospitalar. São 12 residentes da Fepecs e 12 estagiários do 8º semestre do curso de odontologia da Uniceplac.

O coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa, proferiu palestra para os novos residentes e estagiários sobre o combate e prevenção ao assédio | Fotos: Jurana Lopes/IgesDF

“Recebê-los engrandece o serviço, porque são pessoas novas, que vêm repletas de curiosidade, vivacidade e expectativa de fazer acontecer. Então, isso energiza a gente e dá o estímulo constante para trabalhar, estudar e procurar melhores soluções, ajudar em pesquisas científicas. Eles trazem essa vivacidade toda para a equipe, por isso é tão importante a presença dos estagiários e, principalmente, dos residentes”, explica a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, Érika Maurienn.

Em contrapartida, ela destaca que a equipe possui profissionais experientes, o serviço é consolidado onde é realizado um trabalho de excelência dentro do SUS e começa a andar juntos em prol de uma assistência ao paciente cada vez melhor.

Os residentes e estagiários foram recepcionados pela equipe, que falou sobre a estrutura do serviço prestado no HRSM. Depois, houve duas palestras, uma da equipe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HRSM sobre prevenção de infecções, e outra com o coordenador de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Eduardo Corrêa, que abordou o tema sobre o combate e prevenção ao assédio.

A nova equipe do HRSM passa a contar com 12 novos residentes da Fepecs e 12 estagiários do 8º semestre do curso de odontologia da Uniceplac

“É importante reforçar que o IgesDF possui uma Política de Combate e Prevenção ao Assédio, e todos os profissionais que atuam no Instituto precisam conhecer e aplicar o disposto na norma”, destaca. Corrêa focou na caracterização do assédio moral e sexual, apresentando medidas preventivas, discutindo atos de gestão, destacando o canal de denúncias disponíveis e ressaltando as normas institucionais vigentes.

Ao término, todos os presentes participaram de um coffebreak que a equipe organizou.

Expectativas

As estagiárias Marcela Jordão, Gabriela Silva e Amanda Batista gostaram muito da recepção e estão ansiosas pelo estágio dentro de um hospital. As três estão decididas a se especializarem, após o término da faculdade, em odontologia hospitalar.

“Quero muito seguir na área de bucomaxilofacial, pois acho um trabalho incrível, que transforma vidas”, avalia. Já Amanda quer seguir na área de UTI ou oncologia.

“Estou louca pra conhecer e vivenciar a rotina hospitalar, dentro de UTI e centro cirúrgico, isso me fascina”, afirma Jordana.

Já as residentes, Kelly Alencar e Érika Santos enxergam a odontologia hospitalar como uma maneira de fazer a diferença na vida das pessoas, desde o atendimento mais simples, até o mais complexo.

“Quando eu estava estagiando dentro de hospital vi o quanto posso mudar a vida dos pacientes e, por isso, me apaixonei pela área e decidi fazer a residência na odontologia hospitalar”, relata Érika.

Serviço no HRSM

Atualmente, o Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial conta com sete especialidades
● Endodontia (tratamento de canal)
● Periodontia (trata as doenças gengivais)
● Radiologia (exames de imagem e laudos)
● Cirurgia bucomaxilofacial (tratamento dos casos mais complexos de tumores benignos, remoção de dentes inclusos)
● Estomatologia (atua no diagnóstico de lesões da cavidade bucal e prevenção do câncer de boca)
● Disfunção temporomandibular (trata os problemas das articulações da mandíbula)
● Atendimento PCD (atendimento à pessoa com deficiência que não consegue ser tratada no ambulatório, sendo o HRSM a maior referência no Distrito Federal para esse perfil)

*Com informações do IgesDF