08/03/2024 às 16:35, atualizado em 11/03/2024 às 19:02

Mulheres da área ambiental são homenageadas

Instituto Brasília Ambiental preparou uma manhã especial com ioga, caminhada contemplativa e café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Ioga, caminhada contemplativa e café da manhã marcaram a atividade de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada, na manhã desta sexta-feira (8), no Parque Ecológico Olhos d’Água (Asa Norte), pelo Instituto Brasília Ambiental, em parceria com as entidades que reúnem os servidores da autarquia.

O ponto alto do evento foi o passeio lúdico contemplativo que reuniu cerca de 50 participantes | Foto: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

Antes da caminhada, convidados destacaram a importância da data. “Todo dia é da mulher, mas que bom que a gente tira um dia para comemorar e refletir, de forma especial, sobre a importância que nós, mulheres, temos na sociedade, no nosso ambiente de trabalho e no nosso ambiente familiar”, disse a chefe da Assessoria da Presidência do Instituto, Daniela Shayene.

Shayene lembrou que, no Brasília Ambiental, na atual gestão, as mulheres estão à frente de vários cargos de liderança, como por exemplo, as superintendências de Licenciamento Ambiental (Sulam), que tem à frente Nathália Almeida; de Auditoria, Fiscalização e Monitoramento Ambiental (Sufam), com Simone de Moura Rosa; e de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), com Marcela Versiani. Ela citou também as lideranças das associações, lembrando que as mulheres, efetivamente, ocupam vários espaços, e com muita competência, na área ambiental do Distrito Federal.

O secretário executivo do Brasília Ambiental, Valterson da Silva, enfatizou que a iniciativa do presidente da autarquia, Rôney Nemer, de colocar mulheres nos cargos de gestão do Brasília Ambiental visa, acima de tudo, reconhecer o mérito delas. “Ele enxerga nas mulheres o quanto elas são lideranças. O objetivo é só reconhecimento da competência”, disse.

A caminhada, que começou em duplas nas quais um dos membros caminhava de olhos fechados, trabalhou valores como confiança, integração com a natureza, percepção, entre outros

Caminhada

O ponto alto do evento foi o passeio lúdico contemplativo que reuniu cerca de 50 participantes. Saiu da sede administrativa do parque rumo à Lagoa do Sapo, um percurso de 1.200 metros, que permitiu a muitos visitarem, pela primeira vez, a nascente da Lagoa.

O percurso foi conduzido pela educadora ambiental do Instituto, Mariana dos Anjos, que compartilhou com os participantes dados históricos sobre o parque. Ela lembrou que antes de ser um espaço ecológico o local era uma área abandonada, que servia para colocação de lixo e entulhos da construção civil. Graças ao empenho da comunidade local, liderada por duas mulheres, Maria Celeste e Maria de Góis, o local se tornou o que é hoje: um dos parques ecológicos mais frequentados.

A caminhada, que começou em duplas nas quais um dos membros caminhava de olhos fechados, trabalhou valores como confiança, integração com a natureza, percepção, entre outros.

Valorização

Para a analista administrativa Melissa Assis Ferreira, a iniciativa da homenagem às mulheres foi muito positiva. “Nos permitiu integração com as colegas de trabalho, nos trouxe valorização, reconhecimento e até conhecimento da unidade de conservação. Eu, por exemplo, não conhecia a nascente da Lagoa do Sapo. Gostei muito de tudo que recebi, fiz e vi aqui”, destacou.

A auditora fiscal de controle ambiental Célia Maria Machado Ambrósio endossou as palavras de Melissa. “Achei muito importante essa iniciativa, sobretudo porque valoriza o trabalho da mulher da área ambiental. Foi um momento de confraternização, de encontros, oportunidade das pessoas, que trabalham na mesma instituição, se conhecerem melhor. E isso tudo dentro dessa unidade de conservação belíssima. Gostei muito da condução da Mariana (educadora ambiental) que buscou desenvolver nossa sensibilidade durante a caminhada. Apreciamos fauna, flora, recursos hídricos do parque de uma forma mais sensível, mais integrativa”.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental