08/03/2024 às 18:54, atualizado em 11/03/2024 às 20:15

São Sebastião recebe nona edição do Dia D de combate à dengue neste sábado (9)

Força-tarefa conta com mais de 60 profissionais da saúde. No local, haverá triagem, atendimento e hidratação venosa

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza neste sábado (9), a partir das 9h, mais um Dia D de combate à dengue. A cidade da vez é São Sebastião. A ação ocorre na Praça da Administração Regional, durante a 23ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

A Secretaria de Saúde do DF vai realizar o Dia D de Combate à Dengue neste sábado (9), a partir das 9h, em São Sebastião, na praça da administração regional | Fotos: Divulgação/Agência Saúde-DF

Mais de 60 profissionais da saúde atuarão no combate intensivo aos focos do mosquito da dengue e na conscientização de moradores da região. Serão 55 agentes de vigilância ambiental em Saúde (AVAs) atuando junto a 180 militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) em visitas domiciliares. O objetivo é identificar larvas do Aedes aegypti, orientar sobre medidas de prevenção e encaminhar pessoas que apresentem sintomas de doença.

Como suporte às ações do evento, haverá ainda atendimento a pessoas com sintomas na tenda da dengue – uma das nove distribuídas por administrações regionais do DF. Além disso, a Carreta da Dengue irá funcionar como ponto de apoio à vacinação e atualização da caderneta, exceto para dengue e BCG. Em adição, quatro drones irão percorrer a região administrativa, além de 12 carros de fumacê da Vigilância Ambiental para realizar a dedetização da área.

A força-tarefa ocorre em parceria com a Sejus-DF, durante a 23ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão

As atividades em São Sebastião fazem parte de uma força-tarefa realizada pela SES-DF em parceria com diversos órgãos do GDF e que ocorre ininterruptamente aos sábados desde o dia 13 de janeiro. “A detecção precoce, o acompanhamento adequado dos casos suspeitos e a promoção de práticas de prevenção, como o combate ao Aedes aegypti, são essenciais para mitigar os impactos da doença na população. Contamos com o apoio de todos”, diz o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos.

Serviço

9ª edição do Dia D de combate à dengue em São Sebastião
Data: Sábado, 9 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Praça da Administração Regional de São Sebastião (Quadra 1, Conjunto 8, Área Especial S/N)

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)