11/03/2024 às 13:44, atualizado em 11/03/2024 às 20:16

Programa de Interação Acadêmica será mais uma vez ampliado para outros cursos

Cooperação técnica firmada com universidades e faculdades atenderá cursos de direito, tecnologia, medicina, odontologia, psicologia e publicidade e propaganda

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O programa de Interação Acadêmica da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) será mais uma vez ampliado para outras áreas. A cooperação técnica firmada com universidades e faculdades atenderá cursos de direito, tecnologia, medicina, odontologia, psicologia e publicidade e propaganda. As instituições de ensino superior serão convidadas neste mês.

O levantamento das universidades e faculdades foi realizado pela Easjur/DPDF. Instituições que não fazem parte da lista e têm interesse em participar do projeto podem entrar em contato com a Easjur/DPDF pelo telefone (61) 2196 4409 ou presencialmente na sede da Escola, localizada na SCN Q. 1, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01 Subsolo, próximo ao HRAN – Asa Norte.

As instituições de ensino superior serão convidadas neste mês | Foto: Divulgação/DPDF

O objetivo é que mais instituições de ensino conheçam os principais projetos da instituição e firmem parceira para transformação social. Desde a criação do Programa de Interação Acadêmica, há seis anos, mais de mil bolsas foram destinadas para defensores públicos, servidores e para a comunidade do DF como políticas afirmativas. Milhares de casos foram mediados e dezenas de professores participaram do programa, além de pesquisa e atividades de extensão.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, destaca que a parceria entre DPDF, Easjur/DPDF e instituições de ensino é crucial para o aprimoramento de todas as atividades institucionais. “A iniciativa promove educação jurídica acessível, fortalecendo a cidadania e ampliando o acesso à justiça, estimulando a conscientização legal, empoderando comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa”, definiu.

O defensor público e diretor da Easjur/DPDF, Evenin Ávila, explica que o relacionamento acadêmico é fundamental para a concretização da missão da DPDF, visto que a instituição está em contato com a maioria da população brasileira. “Sabemos o diagnóstico e as necessidades desta parcela da população, e a academia precisa participar da inovação, pesquisa e extensão para formar profissionais mais humanizados e convictos das necessidades da sociedade”, defendeu.

Laboratório Júnior de Inovação e Tecnologia

O último projeto realizado pelo programa foi o Laboratório Júnior de Inovação e Tecnologia. A iniciativa firmou, em maio de 2023, parceria com 22 instituições em benefício da evolução dos universitários e de novas perspectivas tecnológicas para o sistema de Justiça, estabelecendo cooperação acadêmica no âmbito do ensino tecnológico, construindo, assim, uma interface colaborativa. O projeto ofereceu 40 vagas de estágio para universitários de tecnologia da informação que viabilizaram o desenvolvimento de tecnologias institucionais em busca da otimização do atendimento das pessoas vulneráveis no DF.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)