13/03/2024 às 16:58, atualizado em 13/03/2024 às 17:00

Hospital de Santa Maria organiza caminhada para conscientizar sobre problemas renais

Ação marcada para esta quinta (14) vai oferecer medição de glicemia e aferição de pressão; Piquenique e apresentação musical fazem parte da programação

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir doenças renais – esse é o objetivo da Caminhada do Rim, que será realizada nesta quinta-feira (14). A iniciativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) marca o Dia Mundial do Rim, celebrado toda segunda quinta-feira do mês de março.

Evento começa às 9h30 com apresentação da banda de música do CBMDF e sessão de alongamento | Foto: Divulgação/IgesDF

“A estatística atual diz que um a cada dez adultos brasileiros possuem algum tipo de doença renal e a maioria desconhece o seu diagnóstico”, alerta Núbia de Freitas Moreira, chefe do serviço de nefrologia do HRSM. “A ideia é conscientizar a população e incentivar a realização anual do exame de dosagem de creatina, que é a principal ferramenta no diagnóstico”.

Arte: Divulgação/ IgesDF

A ideia de organizar a caminhada veio da equipe de nefrologia do hospital. “Ano passado foi realizado um evento interno e agora queremos expandir para toda a população. A expectativa é conseguir realizar uma triagem em possíveis pacientes renais que ainda desconhecem suas condições”, explica Núbia.

O evento terá início às 9h30, com apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). Logo em seguida será realizada uma sessão de alongamento, dando sequência à caminhada, que vai percorrer as redondezas do Hospital Regional de Santa Maria.

No retorno, será realizado um piquenique e os beneficiários poderão aferir a pressão e medir a glicemia. “Também vamos distribuir 100 fichas para os pacientes realizarem exame de creatinina no HRSM, na semana que vem”, reforça Núbia.

O evento contará ainda com a Tenda da Odonto, onde os beneficiários serão orientados com relação a hábitos de higiene bucal pelos profissionais do serviço de odontologia do HRSM, juntamente com estudantes de odontologia da Uniplac.

O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, convida a todos para a caminhada. “É uma data muito importante. Que não cuidemos dos nossos rins apenas nesta ocasião, mas todos os dias”, lembra.

*Com informações do IgesDF