15/03/2024 às 16:21

Produtores rurais de Planaltina participam de Dia de Campo sobre energia solar

Coordenado pela Emater-DF, o evento visou disseminar informações técnicas e financeiras sobre a tecnologia

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O escritório local da Emater-DF em Planaltina mobilizou um grupo de 25 produtores rurais da região para um Dia de Campo sobre o tema Energia Fotovoltaica: implantação racional e usos viáveis para a agricultura – fazer e economizar de verdade. O evento foi realizado quinta-feira (14), no Viveiro Oliveira, no Núcleo Rural Santos Dumont, e teve o objetivo de disseminar a tecnologia, que cada vez mais atrai o interesse por mais informações e acesso por parte dos agricultores familiares.

O encontro foi uma oportunidade para que os produtores rurais tivessem informações atualizadas sobre os tipos de energia solar, eficiência, usos dos sistemas e viabilidade econômica | Foto: Divulgação/Emater-DF

Coordenado pela extensionista rural da Emater-DF, Gesinilde Santos, e pelo coordenador da política de Incentivo à Energias Renováveis da Emater-DF, Tupac Petrillo, o encontro foi uma oportunidade para que os produtores rurais tivessem informações atualizadas sobre os tipos de energia solar, eficiência, usos dos sistemas e viabilidade econômica. Tupac explicou tecnicamente sobre os cuidados com as aquisições, contratos de execução da instalação, perigos de mercado e relação institucional com as concessionárias de energia.

Ademais, ele abordou a necessidade de dimensionar corretamente o projeto, com a responsabilidade de um profissional habilitado, como engenheiro elétrico, e explanou sobre a diferença entre sistemas conectados e ilhados, on-grid e off-grid, respectivamente. O sistema on-grid é quando as placas estão ligadas à rede pública de distribuição elétrica. Já o sistema off-grid funciona sem ligação à rede elétrica, com uso de baterias próprias.

A Política de Incentivo às Energias Renováveis da Emater-DF foi criada com o objetivo de levar a tecnologia de energia solar para as propriedades rurais do DF

“Além de dar explicações técnicas que envolvem toda a implantação de um sistema de energia fotovoltaica na propriedade rural, foi um momento também de tirar todas as dúvidas sobre o tema e ainda a oportunidade do produtor conhecer na prática um sistema já instalado e em funcionamento numa propriedade visitada pelo grupo”, informou Tupac Petrillo.

As informações sobre as possibilidades de financiamento dos sistemas fotovoltaicos e as linhas de crédito possíveis para os produtores rurais foram apresentadas pela extensionista Gesinilde Santos. “O Dia de Campo foi muito positivo, vemos um interesse expressivo por parte dos produtores em relação a essa tecnologia. Dessa forma, foi mais fácil conversar, levar dados e mobilizá-los para a divulgação e disseminação da tecnologia, cada vez mais atraente para o agricultor familiar”, declarou.

Incentivo às energias renováveis

A Política de Incentivo às Energias Renováveis da Emater-DF foi criada com o objetivo de levar a tecnologia de energia solar para as propriedades rurais do DF. Para isso, fornece apoio técnico institucional na implantação de usinas fotovoltaicas em sistema de geração distribuída, que entraram em funcionamento a partir de 2020.

Para disseminar a tecnologia entre os produtores, a Emater-DF os orienta tecnicamente quanto à implantação do sistema fotovoltaico nas propriedades, às empresas de geração de energia estrangeiras, os sistemas de compensação energética de empresa e à propriedade rural em relação a microgeração distribuída ou ilhada.

Por meio da política, a Emater-DF instalou o primeiro sistema fotovoltaico em escola pública do DF, o primeiro sistema on-grid com bateria para piscicultura e o primeiro sistema coletivo de bombeamento fotovoltaico off-grid no Assentamento Estrela da Lua, tornando-se o primeiro da região Centro-Oeste.

*Com informações da Emater-DF