18/03/2024 às 15:24

Impermeabilização e limpeza de abrigos de ônibus ajudam no combate à dengue

Prioridade da Semob são as regiões com mais casos da doença

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está intensificando o trabalho no combate aos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Desde o início do ano, 47 estruturas tiveram a cobertura preenchida e impermeabilizada e 250 coberturas foram limpas. Também já foi autorizada a reforma de 30 abrigos com manutenção completa para iniciar nos próximos dias. As ações estão sendo realizadas nas regiões administrativas de maior incidência da doença no Distrito Federal.

O preenchimento de coberturas foi realizado em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, totalizando 47 obras. Mais abrigos estão previstos para receber a reforma nos próximos dias. Nesse trabalho é feito o preenchimento das lajes com isopor seguido por uma camada de cimento e impermeabilização com manta alumínio, visando sanar o problema de acúmulo de água.

O preenchimento de coberturas foi realizado em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, totalizando 47 obras. Mais abrigos estão previstos para receber a reforma nos próximos dias | Foto: Divulgação/ Semob

Ao mesmo tempo, outros 30 abrigos tiveram manutenção completa autorizada, que incluiu pintura, reparo de trincas e armaduras, inserção de piso tátil, além do preenchimento e impermeabilização da cobertura. A ação está prevista para Arapoanga, Guará, Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Vicente Pires (marginal EPTG), Sudoeste/Octogonal e Plano Piloto. O contrato prevê a reforma de 600 abrigos no total.

Com a urgência devido à epidemia de dengue, outra equipe atua na limpeza das paradas de ônibus em parceria com a Novacap, as administrações regionais e a Vigilância Sanitária.

“Estamos empenhados no combate ao mosquito da dengue e zelando pela saúde da população do DF. Continuaremos com as ações enquanto for necessário”, justificou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

A população pode solicitar reformas, impermeabilização e limpeza nos abrigos de ônibus via site da Ouvidoria, pelo número 162 ou diretamente nas administrações regionais.

*Com informações da Semob