18/03/2024 às 20:13, atualizado em 18/03/2024 às 21:33

Profissionais da Ortopedia do HRSM participam de treinamento

Ação foi voltada para condutas frente à parada cardiorrespiratória e tempo de resposta rápida

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Nesta segunda-feira (18), uma parte da equipe de Ortopedia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passou por treinamento e capacitação acerca da atuação frente à parada cardiorrespiratória (PCR) e treinamento de acionamento ao time de resposta rápida (TRR). A equipe foi dividida em quatro turmas e a capacitação ocorrerá até o dia 21 no Centro de Simulação Realística do HRSM.

“O objetivo é qualificar toda a equipe profissional para que ela esteja preparada para agir em situações que podem ocorrer durante a internação. Muitos pacientes evoluem para uma piora dentro das enfermarias e todos devem estar qualificados e preparados para agir sem a equipe ficar deslocada”, explica a chefe do Serviço de Ortopedia do HRSM, Rayanne Lopes.

A equipe foi dividida em quatro turmas e a capacitação ocorrerá até o dia 21 no Centro de Simulação Realística do HRSM | Foto: Jurana Lopes/IgesDF

Quem ministrou a capacitação foi o enfermeiro e tenente do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Pablo Ribeiro, convidado para dar aula para uma das turmas. Durante o treinamento, ele orientou sobre tempo que deve ser utilizado para iniciar e finalizar cada conduta de atendimento. Além disso, discutiu protocolos de atendimento e colocou os colaboradores para simularem situações que podem ocorrer durante o dia a dia.

No final, todos foram para dentro da sala de treinamento e simularam uma situação hipotética de um paciente internado com uma fratura no fêmur se queixando de dor no peito e falta de ar. A equipe utilizou dos recursos e das orientações repassadas no treinamento para atuar no caso.

“Este é um momento para ver o que você pode fazer além por cada paciente e melhorar ainda mais o serviço de todos. Por isso, é necessário e importante estar sempre estudando e se atualizando”, destacou Ribeiro.

Fisioterapeuta e educador permanente da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DIEP), Paulo Porto estava presente no treinamento e vai ministrar a capacitação para as outras turmas. Segundo ele, todas as equipes devem estar preparadas para enfrentar adversidades em situações que podem ocorrer diariamente.

*Com informações do IgesDF