18/03/2024 às 19:16

Servidores da Saúde recebem treinamento sobre prevenção e manejo clínico da dengue

Palestras oferecidas pelo IgesDF visa preparar as equipes da rede pública para os desafios da doença; capacitação já foi feita no HRSM e no Hospital Cidade do Sol

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está treinando os colaboradores para a prevenção e o manejo clínico da dengue. A capacitação envolve palestras como Introdução à dengue: causador, ciclo de transmissão e sintomas; Prevenção da dengue: medidas de controle do vetor, eliminação de criadouros e educação comunitária; Diagnóstico da dengue: testes laboratoriais e interpretação dos resultados; e Manejo clínico da dengue conforme protocolo institucional.

Treinamento prepara os servidores para lidar melhor com a dengue desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento dos pacientes | Foto: Divulgação/ IgesDF

Para a organizadora da capacitação, Emanuela Ferraz, da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, entender a dengue ajuda os colaboradores a terem uma melhor noção de controle da doença. “O treinamento desempenha um papel crucial na mitigação e controle da dengue no Distrito Federal e em qualquer outra região afetada”.

Segundo Paulo Estevão, gerente de Ensino e Gestão do Conhecimento do IgesDF, os profissionais de saúde precisam estar bem treinados para lidar com casos de dengue, desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento dos pacientes. “O treinamento adequado ajuda a garantir que esses profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios associados à doença”.

O treinamento já foi realizado no Hospital Regional de Santa Maria e no Hospital Cidade do Sol, onde os funcionários foram capacitados na admissão, antes de irem a campo. O ciclo de palestras segue agora para o Hospital de Base e para as unidades de pronto atendimento (UPAs).

*Com informações do IgesDF