19/03/2024 às 15:16

FAPDF divulga Planejamento Estratégico Institucional

Documento obedece à Lei de Transparência, informando sobre o desenvolvimento de políticas que promovam a inovação e o desenvolvimento científico

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) apresentou o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para os anos de 2023 a 2026. O documento obedece à Lei de Transparência, informando a comunidade sobre o aperfeiçoamento da gestão institucional e promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal (DF) e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

O PEI ajuda a definir o papel da fundação, traçando estratégias de desenvolvimento científico alinhadas com os objetivos do GDF  | Foto: Daniela Uejo/ FAPDF

O conjunto de dados tem como escopo expandir o apoio a projetos que promovam o intercâmbio de conhecimento entre a área acadêmica, indústria e governo, criando uma cultura de aprendizado contínuo e inovação colaborativa no DF.

O Planejamento Estratégico Institucional também desempenha papel eficaz na comunicação, envolvendo todas as partes interessadas, incluindo servidores da FAPDF e a sociedade em geral. Isso assegura que todos estejam alinhados com os objetivos e a visão da instituição, transformando o PEI em uma bússola que orienta a trajetória da fundação.

Processo de elaboração

A estruturação do PEI ocorreu por meio de seis oficinas de trabalho conduzidas pela Secretaria de Economia (Seec-DF) do Distrito Federal, em 2023. O processo de trabalho contou com a participação ativa dos servidores da FAPDF, promovendo um ambiente colaborativo durante sua construção.

“O Planejamento Estratégico Institucional é um recurso importante para que possamos definir os objetivos da fundação, alinhados aos objetivos do GDF, com metas de organização de médio e longo prazos. Esse documento nos permite antecipar desafios, superar obstáculos e otimizar nossas atividades, alcançando resultados de sucesso”, frisou o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

*Com informações da FAPDF