21/03/2024 às 17:43, atualizado em 21/03/2024 às 19:19

Estrutural recebe serviço de limpeza e inspeção da rede pluvial

Ação contou com caminhões de hidrojateamento da Novacap para a retirada de resíduos de bocas de lobo. Equipes também recuperaram estruturas danificadas

Por Ana Flávia Castro, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem dado sequência ao trabalho de limpeza, desobstrução e inspeção das redes de drenagem pluvial. A Cidade Estrutural recebeu os equipamentos esta semana, com passagem pelo Anel Viário e pelo Setor de Chácaras Cabeceira do Valo.

O trabalho é feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em parceria com a Administração Regional do SCIA/Estrutural. Nesta fase, a empresa enviou cinco caminhões de hidrojateamento para a região, com aproximadamente duas toneladas de capacidade.

A Cidade Estrutural recebeu os equipamentos esta semana, com passagem pelo Anel Viário e pelo Setor de Chácaras Cabeceira do Valo | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Estamos falando de uma das tecnologias mais avançadas no mundo para esse serviço. Além de maior precisão e mais rapidez, preserva a saúde dos trabalhadores. Essa técnica vai dar fluidez no serviço e ampliar a capacidade de atuação dos equipes”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Nos dois primeiros meses deste ano, 18 mil toneladas de resíduos foram retiradas de galerias pluviais em todo o Distrito Federal. Além de desobstruir as redes de escoamento de água da chuva, o sistema do governo minimiza o problema dos alagamentos, incômodo recorrente dos moradores da Estrutural. Sendo assim, a passagem da tecnologia pela cidade atende a um pleito da população.

Nos dois primeiros meses deste ano, 18 mil toneladas de resíduos foram retiradas de galerias pluviais em todo o Distrito Federal. Além de desobstruir as redes de escoamento de água da chuva, o sistema do governo minimiza o problema dos alagamentos, incômodo recorrente dos moradores da Estrutural

A administração regional, por sua vez, contribui com o serviço de manutenção diária, a partir da limpeza e recuperação de bocas de lobo e galerias, com instalação de tampas e contenção de alagamentos, conforme demanda da comunidade. Serviços que se complementam e evitam que a região tenha alagamentos e enchentes.

Mais proteção

Segundo o administrador da cidade, Alceu Prestes de Mattos, cerca de 30 toneladas de entulhos são recolhidas todos os dias das bocas de lobo. Isso sem contar os detritos removidos regularmente pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). São garrafas de plástico, latas, roupas, restos de construção e até objetos maiores, como colchões e televisões, que vão parar nos bueiros. “O resultado é o entupimento das redes, e temos que fazer uma manutenção diária, o ano inteiro. Seja época de chuva ou não”, explica.

A administração, junto a outros órgãos do GDF, está criando mecanismos para intensificar a fiscalização e aplicar sanções ao descarte irregular de inservíveis. “Enquanto a gente não conscientizar o brasileiro que a cidade é deles e eles têm que nos ajudar a cuidar, a gente não vai resolver o problema”, alerta Mattos.

O trabalho é feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em parceria com a Administração Regional do SCIA/Estrutural

A diretora pedagógica da Creche Renascer, Taís de Oliveira, 38 anos, acompanha esse trabalho e avalia que o serviço é fundamental para a saúde e segurança dos moradores da região administrativa. A instituição de ensino, localizada no bairro Setor Leste, fica ao lado de uma boca de lobo restaurada nesta quinta-feira (21).

A preocupação é com o risco de doenças por conta das poças de água, que acabam se formando com as redes de escoamento bloqueadas, e eventuais acidentes. “Essa manutenção é importante, porque a tampa da boca de lobo estava quebrada, aqui em cima da calçada. Os pais vêm buscar as crianças bem aqui, os alunos poderiam se machucar”, relata.

A pedagoga também salientou a rapidez no atendimento à população. “Eu achei a agilidade do serviço muito boa. A gente encaminhou o ofício segunda-feira e hoje, quinta-feira, o serviço já está sendo concluído”, frisa.

21/03/2024 - Estrutural recebe serviço de limpeza e inspeção da rede pluvial