21/03/2024 às 16:03

Programa Embaixada de Portas Abertas contemplará alunos da rede pública do Entorno

 Acordo firmado entre a SEDF-GO e a Serinter-DF prevê visitas a embaixadas 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Alunos da rede pública estadual de ensino das cidades do Entorno serão os primeiros de Goiás a participar do Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), criado pela Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF) para aproximar os estudantes da cultura de outros países por meio de visitas às embaixadas. A parceria, fechada com a Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO), contemplará alunos a partir dos dez anos de idade.

Representantes da Secretaria do Entorno se reuniram com o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, para ampliar a abrangência do programa | Foto: Divulgação/SEDF-GO

 “A intenção é ampliar, cada vez mais, os horizontes dos estudantes do Entorno”, explica a secretária do Entorno, Caroline Fleury. “Para isso, não podemos falar em fronteiras nem de Goiás com o DF, nem de Goiás com outros países”.

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, reforça: “É essencial essa cooperação entre as Secretarias, porque o Entorno tem muito a oferecer. Temos que apresentar ao mundo as potencialidades da região, como o ecoturismo e a culinária”.

Internacionalista da SEDF-GO, Ana Beatriz Guimarães lembra que a embaixada funciona como uma parte do território estrangeiro do Brasil. “A visita inclui um carimbo no passaporte do estudante”, conta. “Trata-se de uma experiência única que leva o aluno para outra cultura. Pelo programa, os participantes são preparados para entender previamente aspectos da história, geografia, costumes, culinária e economia do país em questão”.

Além desse acordo firmado com a Serinter, ficou definido que embaixadores vão conhecer as principais rotas de turismo do Entorno. Em um primeiro momento, os representantes de outros países passarão por Cocalzinho de Goiás, integrante da Rota de Queijos e Vinhos. Posteriormente, visitarão Cristalina, onde, como todos os turistas, poderão “garimpar” o próprio cristal para confecção de uma joia exclusiva. Também está prevista uma a Formosa, que tem se despontado como rota de turismo ecológico e de aventura.

Feira #NoEntornoTem

A Serinter confirmou também uma parceria com a segunda edição da Feira #NoEntornoTem, que prevê uma nova reunião das 13 cidades do Entorno em uma exposição do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek para divulgar roteiros turísticos e culturais e produtos locais para moradores da capital federal e visitantes. 

*Com informações da SEDF-GO