22/03/2024 às 11:56, atualizado em 22/03/2024 às 16:56

Campo de grama sintética na Guariroba é devolvido à comunidade

Reconstruído, espaço esportivo é usado por projetos sociais, como o da escolinha de futebol para crianças e adolescentes

Por Ian Ferraz e Ana Flávia Castro, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O governador Ibaneis Rocha entregou, nesta sexta-feira (22), um campo de grama sintética reformado para os moradores da região da Guariroba, em Ceilândia. As obras de manutenção foram muito aguardadas pela comunidade, ansiosa para retomar a prática esportiva perto de casa.

Gramado e demais instalações do campo renovados: desde 2016, quando foi inaugurado, local não passava por manutenção | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Nós estamos trabalhando forte na recuperação desses espaços; temos um campo na Praça dos Eucaliptos que está pronto também e vamos liberar o acesso para a população”

Governador Ibaneis Rocha

O campo do Guariroba é o segundo gramado sintético entregue à população de Ceilândia neste ano, com execução da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Foi erguido em 2016, mas ainda não havia passado por manutenção. 

“Ceilândia é a maior cidade do DF, e aqui temos as grandes demandas porque a população precisa de muitas coisas”, afirmou o governador. “Temos avançado nas pautas daqui, e essa do esporte é muito importante. Nós estamos trabalhando forte na recuperação desses espaços; temos um campo na Praça dos Eucaliptos que está pronto também e vamos liberar o acesso para a população.”

Alunos do Cead -Vitória terão, agora, um espaço apropriado para praticar esportes | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Os investimentos na recuperação do campo foram de aproximadamente R$ 800 mil, recursos originários de emenda parlamentar do deputado distrital Ricardo Vale. A parceria do GDF com a CLDF é uma das frentes para que mais campos sejam recuperados ou construídos, mas há outras iniciativas nesse sentido. 

“Quando não conseguimos fazer o campo pela secretaria, a Novacap vem e faz; e, quando ela não faz, o RenovaDF recupera esses espaços”, esclareceu o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira. “Esse é um dos nossos trabalhos lá na secretaria, e é muito legal ver o brilho nos olhos da população utilizando esses espaços.”

Comunidade agradece

Com 8 anos, o atleta Vinicius de Miranda é um dos que comemoraram a novidade: “Agora vai ser melhor, a gente vai poder começar a jogar de verdade e ganhar campeonato” | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Mesmo com o campo deteriorado por tantos anos, a comunidade não desistiu de lutar pela recuperação. E a espera não foi em vão.  

“Agora está muito bom”, comemorou Vinicius de Miranda, 8, morador da região. “Ficamos esperando muito esse dia em que o campo estaria reaberto, depois de reformado. Agora vai ser melhor, a gente vai poder começar a jogar de verdade e ganhar campeonato.”

O pequeno atleta é um dos jogadores da escolinha de futebol Cead-Vitória, que oferece aulas gratuitas ao público de 5 a 16 anos. Os treinos ocorrem às terças, quintas e sábados, pela manhã e à tarde.

 “O campo não é só da escolinha, é da população – mas, especialmente para nós, é muito importante. Você tira a criança da rua, do celular, do computador”

Ronaldo Aranha, treinador

O também atleta João Pedro Marques, 13, está animado para voltar a jogar com os colegas de time. “Agora está bom para jogar aqui, porque antes não estava dando, tinha muito lixo”, lembrou. “Estou ansioso, porque o campo ficou bonito, está pronto, novo e mais limpo”.

Incentivo à prática de esportes

Na visão de Ronaldo Aranha, treinador do projeto social, a reforma é uma conquista da comunidade. “Antes estava muito difícil trabalhar com as crianças aqui: era buraco, brita demais, concreto”, citou. “Houve uma vez em que eu tive que ir buscar o tapete da minha casa para colocar no gol”.

Além dos jovens atletas, a população vai se beneficiar da prática esportiva no local. “O campo não é só da escolinha, é da população – mas, especialmente para nós, é muito importante”, apontou o treinador. Você tira a criança da rua, do celular, do computador”.

Ao longo do ano passado, foram inaugurados 22 campos sintéticos em todo o DF. O êxito nas inaugurações anteriores demonstra a aceitação por parte da comunidade. A população tem demonstrado interesse em ter acesso a mais espaços esportivos e recreativos, reforçando a importância dos investimentos do GDF no setor.

“Este é um dos campos mais usados de Ceilândia, o do Guariroba”, pontuou o administrador da cidade, Dilson Resende de Almeida. “Agora, o governo está entregando este campo de volta para aqueles usuários que dividem aquele espaço para praticar esportes, fazer campeonatos, e também como um local de confraternização.”

Como usar o campo

Os campos ficam trancados para garantir a preservação em bom estado por mais tempo e gerenciar o tempo de uso pela comunidade. Quem tiver interesse em reservar um horário deve procurar a Gerência de Esportes local, localizada no ginásio Regional de Ceilândia.

22/03/2024 - Campo de grama sintética na Guariroba é devolvido à comunidade