27/03/2024 às 18:02, atualizado em 27/03/2024 às 18:37

GDF participa de reunião de ações de combate ao desmatamento do Cerrado

Convocado pelo governo federal, o encontro reuniu ministros e governadores para discutir o plano de prevenção e controle do desflorestamento do bioma que abrange 12 unidades da Federação

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A vice-governadora Celina Leão e o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, representaram o Distrito Federal na reunião desta quarta-feira (27) que discutiu o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado (PPCerrado). Junto a outras 11 unidades da Federação, o DF se comprometeu a dar continuidade às ações para evitar e reduzir a destruição do bioma.

Durante o encontro, cada unidade da Federação apresentou as próprias medidas de combate às derrubadas. A vice-governadora destacou que o GDF já faz uma série de ações neste âmbito, como a criação da Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR) para garantir que todas as áreas do campo do Distrito Federal sejam sustentáveis.

Celina Leão: “Também estamos combatendo a grilagem de terra. Temos uma força-tarefa interna nessa luta pela conservação do Cerrado” | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

“O DF sai à frente, porque nós temos uma empresa que foi criada especificamente pelo governador Ibaneis Rocha para que todas as terras regularizadas estejam dentro do padrão técnico de sustentabilidade”, disse. “Também estamos combatendo a grilagem de terra. Temos uma força-tarefa interna nessa luta pela conservação do Cerrado”, completou.

O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, também elencou atuações do governo para proteger o Cerrado. “Nós estamos trabalhando no reforçamento das áreas degradadas e cuidando das nossas águas. Dos 12 estados que compõem o bioma Cerrado, somos o com o menor índice de desmatamento. Nós temos 83 unidades de conservação e estamos incentivando as RPVNs, que são reservas do patrimônio natural, e as unidades de conservação dentro de área privada. Temos todo o diálogo com a sociedade para que a gente tenha um desenvolvimento sustentável aqui”, explicou.

O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado (PPCerrado) foi apresentado pelo governo federal no ano passado e reúne um conjunto de políticas para reduzir o desflorestamento do bioma. Integram o projeto 19 ministérios.

27/03/2024 - GDF participa de reunião de ações de combate ao desmatamento do Cerrado