31/03/2024 às 17:56, atualizado em 01/04/2024 às 09:42

Teste rápido entrega diagnóstico de dengue em até 30 minutos

Tenda de atendimento de Santa Maria foi a primeira a utilizar um dos 185 equipamentos adquiridos pelo GDF para enfrentamento à doença

Por Ana Paula Siqueira, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A população do Distrito Federal já conta com mais um aliado no enfrentamento à dengue. Os chamados points of care, equipamentos adquiridos pelo GDF, já estão sendo usados para realizar os testes rápidos para identificação da doença. São cerca de 30 minutos para saber se uma pessoa foi infectada, diante das quatro horas em média para se ter o resultado do hemograma pelo método tradicional. A redução do tempo pode ser crucial entre a vida e a morte de um paciente.

A tenda de atendimento de Santa Maria, localizada ao lado da administração regional da cidade, foi o primeiro dos 60 locais em todo o DF a receber o equipamento, que faz o diagnóstico por meio do hemograma, exame de sangue que dá um panorama geral do estado do paciente. O sangue, colhido da mesma maneira do exame tradicional, é colocado em lâminas específicas para o point of care.

Sandra França: “O usuário chega, é atendido e já sai com o resultado e os medicamentos” | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

A diferença está na análise, realizada imediatamente por meio de inteligência artificial. Após esta etapa, o resultado segue para um laboratório parceiro, é conferido por um profissional especializado e liberado tanto para a unidade de saúde quanto para o paciente. Tudo em tempo real. Todo o processo leva em torno de 30 minutos.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra França, explica que a aquisição dos 185 equipamentos foi possível graças a uma parceria do GDF com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

“O principal objetivo é fazer com que o nosso paciente se sinta seguro após o diagnóstico. Por isso, reduzir o tempo de logística operacional é de extrema importância. O usuário chega, é atendido e já sai com o resultado e os medicamentos. Como o resultado fica salvo no prontuário, no sistema do SUS, as equipes da família dão continuidade ao acompanhamento”, detalha a coordenadora.

Ela lembra que, a partir da chegada do paciente a qualquer unidade de saúde da rede pública do DF, é feita a hidratação via oral ou venosa, a depender de cada caso, para evitar a piora do quadro. Sandra França ressalta, ainda, que a Secretaria de Saúde está seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tratamento mais rápido

O personal trainer Thompson Veras fez o teste rápido e aprovou a novidade: “A velocidade é muito importante”

O personal trainer Thompson Veras, 42 anos, morador de Santa Maria, foi um dos pacientes que fizeram o teste rápido. Em poucos minutos, ele recebeu atendimento na tenda e foi encaminhado para o exame.

“A velocidade do resultado do exame é muito importante. O tratamento será muito mais rápido que antes”, disse. Até quarta-feira (27), mais de 40 testes haviam sido realizados com o point of care, desde o dia 21 deste mês, quando o equipamento passou a ser utilizado.

31/03/2024 - Teste rápido entrega diagnóstico de dengue em até 30 minutos