01/04/2024 às 17:20, atualizado em 01/04/2024 às 17:31

Hospital da Criança de Brasília celebra a Páscoa com pacientes

As festividades foram conduzidas por voluntários e estudantes de medicina, que espalharam alegria e brindes pelo ambulatório e ala de internação

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Fim de semana agitado, com clima de celebração, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Voluntários da Liga de Oncologia Pediátrica do Distrito Federal (Laonp-DF) e estudantes de medicina ocuparam os corredores do hospital com atividades lúdicas, música e muita alegria. As festividades ocorreram no ambulatório e nas alas de internação, animando a tarde. Os meninos e meninas puderam desfrutar de esculturas feitas com balões, pinturas de rosto, brindes e até uma visita do Coelho da Páscoa. Para os pacientes e acompanhantes que frequentam o local, eventos assim representam uma quebra de rotina muito positiva.

As crianças puderam desfrutar de esculturas feitas com balões, pinturas de rosto, brindes e até uma visita do Coelho da Páscoa | Foto: Divulgação/HCB

“Essa ação é muito boa porque distrai a criança, a deixa mais alegre e cria a expectativa de algo diferente para fugir um pouco do cotidiano. Naturalmente, a criança associa o ambiente de um hospital a algo negativo, mas eventos assim quebram um pouco com essa impressão”, elogia Jeissy Mendes, mãe de Maria Júlia, 7 anos. A menina é paciente do HCB e sempre aproveita quando festividades como essa acontecem. “Ela gosta bastante; sempre que comparecemos para consultas e ocorrem eventos no ambulatório, ela quer participar”, complementa Jeissy.

Voluntários da Liga de Oncologia Pediátrica do Distrito Federal (Laonp-DF) e estudantes de medicina, ocuparam os corredores do hospital com atividades lúdicas, música e muita alegria. As festividades ocorreram no ambulatório e nas alas de internação, animando a tarde

Estudantes do terceiro semestre de medicina e integrantes da Laonp-DF, Giovanna Antenoro e Ana Carla de Oliveira participaram da ação entregando lembrancinhas e interagindo com as crianças internadas no HCB. “Eu gosto bastante do Hospital da Criança de Brasília, tenho uma prima que tratou um câncer aqui. Acho muito gratificante poder ter esse contato, ajudar e ver a alegria no rosto dessas crianças quando chegamos, pois esse tipo de iniciativa muda completamente o dia delas”, afirma Giovanna.

As futuras médicas, que planejam especializar-se em oncologia pediátrica, deixaram o HCB com boas memórias e uma rica experiência na área em que irão atuar futuramente. “É um projeto muito lindo, mesmo que lidemos com crianças em contextos muito delicados, em um âmbito que não é muito abordado nesse começo de curso. Ainda assim, é uma iniciativa pela qual sou apaixonada e já queria participar há muito tempo”, conta Ana Carla.

“Foi muito emocionante. Eu já tinha participado da ação no ano passado; nesse ano, tivemos a ideia de trazer o coelho conosco e uma mãe até me parou para falar sobre como isso faz diferença para os pacientes e para os acompanhantes”, relatou Ana Beatriz Bernardes, presidente da Laonp-DF. A liga é composta por estudantes de medicina de diferentes faculdades. Muitos de seus membros têm vontade de atuar no ramo da pediatria e oncologia pediátrica.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)